Cultura ganha Núcleo Norte do Paraná da SEEC

Publicado em: 22/06/2024 10:23 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Na foto, a partir da esq.: Mariana Zorzato (diretora da SMCT de Ibiporã), a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, a coordenadora da Casa Civil, Sandra Moya; e a chefe da Macrorregional Nordeste da SEEC, Ana Paula Mariano

A secretária de Cultura e Turismo de Ibiporã, Lourdes Narcizo esteve esta semana em reunião com a coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina, Sandra Moya, e trouxe uma notícia muito boa para Ibiporã: no próximo dia 3 de julho será inaugurado em Londrina o Núcleo Macrorregional Nordeste da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC-PR), que integra o projeto de descentralização de ações do Governo do Estado para os municípios.

Londrina será um dos sete núcleos regionais de Cultura em macrorregiões do Estado. A iniciativa é da Secretaria da Cultura (SEEC) e conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que articulou a instalação de alguns núcleos em campi das universidades estaduais nos municípios de Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro-Sul), Londrina (Norte), Maringá (Noroeste) e Ponta Grossa (Campos Gerais).

Outros dois núcleos serão na Prefeitura de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, e na cidade de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, que receberá uma extensão da unidade de Londrina.

Os núcleos serão coordenados por sete Agentes Regionais de Cultura (ARCs), em oito macrorregiões. Na prática, os espaços vão contribuir para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.

“Será uma ação muito importante para todos os Municípios da nossa região, pois teremos acesso mais direto aos projetos e ações do Estado”, disse Lourdes, que participou da reunião juntamente com a diretora da SMCT, Mariana Zorzato, e com a chefe da Macrorregional Nordeste da SEEC, Ana Paula Mariano.

Na ocasião, Lourdes também informou a Sandra Moya que Ibiporã sediará, no segundo semestre, a pedido do Governo Estadual, um Encontro Macrorregional de Museus e Patrimônio.