Turismo

Perfil turístico de Ibiporã

Localizada a 14 km de Londrina, no eixo da BR-369, Ibiporã (que significa “Terra Bonita” em tupi) contava com 55.131 habitantes em 2020, de acordo com o IBGE, e se destaca pela qualidade de vida oferecida aos seus cidadãos e seu intenso trabalho cultural. No turismo, o Município é repleto de belezas naturais, com grande potencial para o turismo rural e sua principal vocação é o turismo cultural. Conheça abaixo nossos atrativos e venha nos visitar!

Um pouco da nossa história

Ibiporã já era habitada por indígenas às margens do Rio Tibagi desde 1850, onde havia o Aldeamento de São Pedro de Alcântara. Oficialmente, iniciou como vila em 1936, ano da inauguração da primeira Estação Ferroviária, e teve como fundador o engenheiro Alexandre Beltrão. Formada por povos de vários cantos do Brasil e do mundo, os primeiros colonos que se fixaram em definitivo no território, na década de 1930, ocuparam áreas rurais, a maioria descendentes de italianos. Na cidade, no local destinado à construção da primeira igreja, abriram em 1938 uma clareira e fincaram um cruzeiro, onde foi celebrada a 1ª missa – onde hoje é a Praça Pio XII. A emancipação do município se deu em 08/11/1947, data do aniversário da cidade.

Conheça os nossos atrativos (clique nos links):

MUSEU DO CAFÉ/ ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

IGREJA MATRIZ - PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ

CASA DE ARTES E OFÍCIOS PAULO VI

CINE TEATRO MUNICIPAL PADRE JOSÉ ZANELLI

MUSEU HISTÓRICO E DE ARTES

MUSEU DE ESCULTURAS AO AR LIVRE

TURISMO RURAL E RECANTOS NATURAIS

CIRCUITO PÉ VERMELHO DE CICLOTURISMO

RIO TIBAGI

PICO GUARANI

HORTO FLORESTAL

MATA DORALICE

NOVOS LAGOS, NOVAS ÁREAS DE LAZER

CIRCUITO DAS CAPELAS - CATÓLICAS

CIRCUITO DAS CAPELAS II - IGREJAS EVANGÉLICAS HISTÓRICAS

FESTA JUNINA MUNICIPAL

PROGRAMAÇÃO DE NATAL

ENCONTRO ANUAL DE CARROS ANTIGOS

CENTRO DO ARTESANATO DE IBIPORÃ

Para qualquer outra informação ou dúvida, contate-nos pelo e-mail da Área de Turismo: turismo@ibipora.pr.gov.br ou pelo (43) 3178-0215, 3178-0216