Ballet e Danças Urbanas

 

Ballet

Ballet Art - Escola de Ballet da Secretaria Municipal de Cultura de Ibiporã

Antes da criação da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, construída em espaço anexo ao Cine Teatro Padre José Zanelli, em 1988, as primeiras aulas de dança em Ibiporã aconteciam na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, ministradas pelas professoras Guta e Ieda, que vinham de Londrina e pertenciam ao antigo balé Adanac, e as apresentações aconteciam no teatro de arena Eutália Aragão, localizado nos fundos da Casa de Artes. A casa era o local onde também trabalhava e morava o artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015).

Após a inauguração do Cine Teatro, em 13 de agosto de 1988, a dança recebeu um grande impulso e a administração municipal decidiu fundar, em 1990, a Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, que passou a funcionar em uma sala nos fundos do teatro. Este início da Escola de Ballet do Município foi na gestão do então prefeito José Maria Ferreira (1989-1992), que tinha como diretor da Fundação Cultural o professor José Laurindo Petri. E para iniciar e coordenar a escola foi convidada na época a professora e bailarina Sandra Moya, que havia iniciado os seus estudos de dança na Casa de Artes. Posteriormente, Sandra foi secretária de Cultura do Município e vice-prefeita, de 2009 a 2016.

Em 2009, a escola firmou convênio com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), possibilitando assim a formação profissional dos alunos de grande talento que passam pela seleção na escola russa. Para apoiar essa formação acadêmica, a Prefeitura de Ibiporã ofereceu aos alunos selecionados uma bolsa-auxílio.

Desde os seus primeiros anos, a Escola de Ballet vem desenvolvendo um importante e sólido trabalho, sempre ampliando suas técnicas. Em 2022, a Escola de Ballet mplantou o seu novo Projeto Político Pedagógico. Com nova metodologia e regulamento, a escola passa a ser denominada Ballet Art de Ibiporã. A grade curricular passou a contemplar um conteúdo programático desenvolvido através da aplicação do método de ensino russo Vaganova, desenvolvido pela dançarina e pedagoga russa Agrippina Vaganova. Neste método, busca-se o aprendizado de forma gradual e ressalta-se a consciência corporal do aluno a cada movimento. A ênfase é para que se dance com o corpo inteiro, ao invés de executar movimentos mecânicos. O curso possui oito anos em sua formação nos níveis - básico; médio; e avançado.

O objetivo geral da Escola de Ballet da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã é contribuir para que a dança cumpra o seu papel artístico, didático e social, para o desenvolvimento da cultura local e dos cidadãos ibiporaenses.

 

Fonte: Acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã / MHAI - PMI

Outras referências:

Filme “Contos e Causos Vol. III - 25 anos do Cine Teatro” (2013) - DVD.mp4 (Capítulo “A escola de dança” 11min42s)

FilmeDocumentário "Cine Teatro Padre José Zanelli - 30 anos" (2018) (https://www.youtube.com/watch?v=9MLgduAJao0
Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã - Publicado em 14 de ago de 2018

Produções da equipe de recuperação da memória e de audiovisual do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)/ SMCT/ PMI.

 

Galeria de Fotos

Ballet


Imagens