Pico Guarani

Ponto mais alto do município e atrativo histórico e geográfico muito visitado por peregrinos, ciclistas, grupos de caminhada e pessoas que ali sobem para um momento de contemplação ou de oração, o Pico Guarani ou Morro do Guarani é um ícone do Município. Por esse motivo, está presente também na bandeira e no brasão de Ibiporã.

O local remete à religiosidade e a história das comunidades rurais do seu entorno, da Água do Guarani, Água da Fartura e Jacutinga. Os agricultores faziam procissões até o Pico, principalmente na época da Quaresma e também em tempos de seca. Contam que subiam o morro para rezar, molhavam a cruz e então chovia... Esses relatos estão presentes no livro "Circuito das Capelas" (2016)*, produzido e editado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã.

Um lugar rústico, com muita pedra, mas que oferece uma vista privilegiada de toda a região. Por isso, a Administração MunicIpal  tem um projeto de fazer investimentos para valorizar o local e atrair visitantes ao Pico. A subida é Íngreme e tem cerca de 80 metros de elevação, atraindo também um público que se identifica com esportes de aventura.

Conheça mais sobre o local no projeto e no livro "Circuito das Capelas" de Ibiporã: https://cultura.ibipora.pr.gov.br/pagina/365_Circuito-das-Capelas-I-Catolicas.html    


Imagens