Bibliotecas Públicas

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL IRMÃ BENTA CINELLI FIDELINI

ACESSE NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS:  http://45.191.163.22/

Curta e acompanhe a página oficial da Biblioteca: facebook.com/BibliotecaIbipora

HISTÓRICO

A Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã foi fundada em 13 de março de 1973, sob a (Lei Municipal, nº369), denominada Biblioteca Pública Irmã Benta Fidelini Cinelli, em homenagem a uma irmã muito ligada à cultura em Ibiporã, que pertencia às Irmâs de Maria Imaculada, congregação que trabalhava em missões junto ao PIME (Pontifício Instituto Missionário). O PIME e esta congregação feminina atuavam em Ibiporã. O primeiro com os padres da Igreja Matriz e o Seminário localizado na saída para Londrina. Já as irmãs mantinham o Colégio Maria Imaculada - onde fica o atual prédio da Prefeitura.

Irmã Benta era amiga do artista plástico Henrique de Aragão. Em entrevista gravada, Henrique declarou que ela foi uma das co-fundadoras da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, na década de 1960, juntamente com a Sra. Zoraide Dal Molin, a Sra. Dulce Filgueiras (esposa do médico pioneiro Mauro Filgueiras), Sra. Aparecida Peretti Pelisson e outras pessoas de famílias tradicionais da cidade. Na década de 1970, Henrique promoveu exposições de arte no Colégio Maria Imaculada com o apoio de Irmã Benta.

MISSÃO

A missão da Biblioteca é: “Proporcionar atendimento aos munícipes com o acesso e recuperação da informação para toda a comunidade, buscando satisfazer as necessidades informacionais de forma ágil e qualificada, a fim de cooperar para a formação do cidadão e no desenvolvimento cultural, educacional e científico da sociedade”.

REVITALIZADA

A Biblioteca Pública está vinculada e subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã e possui um acervo de aproximadamente 20 mil volumes. No ano de 2020 a Biblioteca Pública foi reformada e revitalizada, e hoje funciona próxima à Fundação Cultural de Ibiporã, na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (Centro de Ibiporã), ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI. Foram revitalizados os móveis, estantes, o espaço para uso de computadores, e foi criada uma sala infantil para leitura e contação de histórias, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã.

Endereço:  Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio - Centro

Telefone: (043) 3178-0202

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA - DECRETO Nº 360, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

  • Empréstimos domiciliar;

  • Orientação à leitura e pesquisa;

  • Computadores com acesso à Internet e para realização de pesquisas;

  • Indicação de livros;

  • Visitas monitoradas (grupos previamente agendados);

  • Hora do conto (previamente agendados).


EMPRÉSTIMO: (procedimento para a realização do empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos):

·      Realização de cadastro e confecção da 1ª via da carteira de empréstimo de caráter gratuito, pessoal e intransferível;

·     Apresentação de carteira de empréstimo e escolha do livro ou outro material para empréstimo na Biblioteca;

·      Preenchimento e assinatura de ficha de empréstimo do livro junto ao servidor público responsável;

·     Devolução do livro ou outro material de acordo com os prazos, condições e critérios estabelecidos pela Biblioteca.

                              

RENOVAÇÃO E RESERVA: Para efetivar a renovação do material deve ser realizado pessoalmente na biblioteca pelo usuário cadastrado, acompanhado da carteira de empréstimo e com o material em mãos. No caso da reserva este pode ser realizado pessoalmente ou por telefone.

Biblioteca Pública Municipal


Imagens