Museu de Esculturas ao Ar Livre

Museu de Esculturas ao Ar Livre - Na Praça Pio XII e outros locais da cidade - fones 3178-0216 / 3178-0215

Dentro de um projeto de revitalização da Praça Pio XII, o artista plástico Henrique de Aragão preparou a partir de 1989 sete esculturas públicas e a artista Letícia Faria Marques preparou uma peça para compor um museu, na Praça e também nos jardins do Cine Teatro Padre José Zanelli. Assim, no dia 22/09/1990 nascia o "Museu de Esculturas ao Ar Livre" de Ibiporã, um corredor de obras públicas - a maior parte delas de Henrique de Aragão -, espalhadas pelas praças, ruas e espaços públicos da cidade.

Muitas delas estão na Praça Pio XII, como ‘Verso e Reverso' (duas obras em ferro) e 'Velas a Vento' (em aço inox), além da peça única de Letícia, 'Desfolhar a Margarida', que “desperta a curiosidade do espectador, sugerindo brincadeiras - através de uma manivela, podem-se movimentar os sete braços no alto da pira”. A peça foi colocada ao lado do parque infantil da praça.

Nos jardins e espaços ao redor do Cine Teatro, do Museu Histórico e de Artes (MHAI) e do prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (todos localizados na Av. Dom Pedro II, 368), estão outras obras de Henrique feitas em ferro, como ‘Para o Cerco da Lapa’, ‘Revoada’, ‘Passo de Dança' (ou Sétima Bailarina) e 'Janelas para o Infinito'.

No espaço da nova Biblioteca Pública há a escultura 'Koinonia', enquanto na praça histórica Eugênio Sperandio, localizada em frente à antiga Estação Ferroviária, há a águia 'Leide N-Mítica', uma das últimas obras produzidas por Henrique Aragão - as duas em aço inox. Próxima dali, junto ao Museu do Café, está a imagem do 'Cristo Libertador' (feita em latão e aço inox), que sofreu com polêmicas por ser uma representação do Cristo nu.

Na BR-369, na saída de Ibiporã para Londrina próxima ao estabelecimento Super Muffato, existem duas obras em concreto: o ‘Monumento ao Cinquentenário de Ibiporã’ e a ‘Cápsula do Tempo’. Também feitas em concreto, há duas obras mais recentes: os monumentos 'Ibiporã 70 Anos', na Praça Pio XII, e 'SAMAE 50 Anos', no prédio da autarquia municipal.

Galeria de Fotos

Museu de Esculturas ao Ar Livre