História

A cidade de Ibiporã possui uma história repleta de fatos e personagens peculiares que revelam sua forte tendência às atividades artístico-culturais. Entre estes, destaca-se a contribuição imprescindível do Pe. José Zanelli que, na década de 50, já desenvolvia diversas atividades culturais com a comunidade local. Trabalho este que contribui para a formação de uma população preocupada com a qualidade de vida e seu bem estar.

Em reconhecimento a esta vocação, a Prefeitura Municipal de Ibiporã cria, em 1985, o Departamento Municipal de Cultura sob a direção do artista plástico João Werner.

Em 29 de junho de 1987 é assinada pelo então prefeito, Daniel Antonio Pelisson, a Lei Municipal nº 855 que cria a Fundação Cultural de Ibiporã. (veja mais sobre a Fundação) - Histórico

Até 2005, a Cultura fazia parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Com a criação da Lei Municipal nº 1.933, a Cultura se desmembra da Educação e se torna órgão da administração direta, responsável pela implantação e gerenciamento das políticas culturais de Ibiporã. 

Já em 2007, através da Lei Municipal nº 2.058, a Biblioteca Pública Municipal, que antes era coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, passa a ser mantida  e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura. No mesmo ano, o Turismo também é incorporado a Secretaria, através da Lei Municipal nº 2.111/2007, portanto se tornando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O município de Ibiporã reconhece a importância da cultura e turismo, sendo áreas fundamentais para a formação da identidade cultural nacional, de inclusão social e de fomento econômico.