Horto Florestal - Parque Estadual de Ibiporã

Parque Estadual de Ibiporã (Horto Florestal)

Órgão estadual vinculado ao IAT (Instituto Água e Terra do Paraná)

Como parte do projeto de arborização de Ibiporã durante a gestão de Francisco Deliberador Neto, foi criado o “horto florestal” pela Lei Estadual nº 2.301/1980, com a administração a cargo do antigo Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCF), inicialmente com mais de 120.000 mudas de árvores ornamentais. Por meio do Decreto n° 3.741/2012, a unidade de conservação, com área de 72,16 hectares e localizada na saída de Ibiporã para Jataizinho (às margens da BR-369), passou a ser denominada “Parque Estadual de Ibiporã”, oferecendo trilhas e caminhadas, além de espaço para piquenique e estacionamento.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fone: (43) 3258-4366 - E-mail: jussianecher@iat.pr.gov.br

Localização: Rua Márcia Figueiredo Alves Pereira (Estrada da APAE), s/n (às margens da BR 369) - Ibiporã, PR

Informações extraídas de: http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_de_Ibipor%C3%A3 e

Compêndio Histórico de Ibiporã: https://cultura.ibipora.pr.gov.br/uploads/bkp/downloads/2e33926506e2a028ce6d291ee22225ee.PDF

MAIS INFORMAÇÕES - O Parque Estadual margeia a Estrada do Sabão, bastante arborizada e que liga a área urbana de Ibiorã à Estrada Velha para Jataizinho. O Horto corresponde a um importante perímetro florestal em uma região ainda pouco provida de Unidades de Conservação de proteção integral. Criado em 1980 sob status de floresta e recategorizado como parque em 2012, está aberto a visitação e oferece trilhas e caminhadas, além de espaço para piquenique dentro de um reduto preservado de Mata Atlântica.

O Parque Estadual do Ibiporã apresenta as seguintes trilhas:

Trilha Principal - 2.600 metros. A trilha principal leva à nascente “mina” de água que drena em direção ao córrego Ipê, afluente do Ribeirão Jacutinga, que é afluente do Rio Tibagi. A trilha encontra-se totalmente sinalizada e manejada.
Trilha Parcial - 1.300 metros. Uma derivação da Trilha Principal, que reduz o trajeto à metade.
Trilha da Figueira - 1.600 metros. Passa pelo Viveiro Florestal, trilha também manejada e sinalizada.

A fauna na região do Parque Estadual de Ibiporã representa uma parcela da comunidade biótica relacionada ao bioma Mata Atlântica. Na bacia do Rio Tibagi, na qual se insere o Parque Estadual de Ibiporã, já foram registradas 60 espécies de mamíferos não voadores, 39 espécies de morcegos, 482 de aves, 42 de répteis, 40 espécies de anfíbios e 110 espécies de peixes (Medri et al., 2002). Estes são os números contabilizados para a bacia como um todo nas últimas décadas, contudo, ressalta-se que eles representam a fauna que passou a ser estudada sistematicamente somente após a década de 1980.

Galeria de Fotos (link abaixo)

Horto Florestal


Imagens