SOBRE O CEFAC:
O CEFAC (Centro de Formação em Arte e Cultura) reúne todos os cursos, projetos e oficinas oferecidos gratuitamente pela SMCT e desenvolvidos na sede da Secretaria, Complexo Cultural, Casa de Artes, Escola de Ballet, casas históricas da Estação Ferroviária e polos descentralizados de cultura espalhados pela cidade.
Seu propósito é “garantir o acesso à experiência cultural e artística para crianças, adolescentes, jovens e adultos que desejam escolher a arte como uma nova forma de expressar suas habilidades e relacionamentos sociais”.
NO TOTAL, SÃO 34 CURSOS DAS MAIS VARIADAS ÁREAS, ATENDENDO MAIS DE 1.700 ALUNOS, QUE FAZEM DE IBIPORÃ UM POLO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NAS ARTES,
HOJE SÃO 26 PROFESSORES E INSTRUTORES QUE ATUAM EM CINCO NÚCLEOS:
- ARTES CÊNICAS (com Teatro Infantil e Adulto)
- ARTES VISUAIS (Pintura em Tela, Cerâmica, Desenho Artístico, Design, Fotografia e Mídias Sociais)
- DANÇA (Ballet Adulto, Infantil e Danças Urbanas)
- MÚSICA/ COMPLEXO CULTURAL (com nove cursos, como Acordeon, Violão, Guitarra, Baixo, Bateria, Teclado, Canto Coral Infantil e Coral Adulto)
- MÚSICA/ MUSEU DO CAFÉ (onde há os cursos de sopro, cordas e percussão. Os cursos de sopro, como trompete, trombone, saxofone, flauta e clarinete já deram frutos e hoje temos a Banda Metais das Estação. Outra conquista é uma Orquestra de Cordas em formação, com alunos dos cursos de cordas, como violino, viola e violoncelo.
FORA ISSO, HÁ A OFERTA DE OFICINAS NOS PÓLOS DE DESCENTRALIZAÇÃO, QUE ATENDERAM A 552 ALUNOS NO ANO DE 2024.
OS PROFESSORES ATENDEM NOS COLÉGIOS ESTADUAIS SAN RAFAEL E UNIDADE POLO, NA APMIF, NO CCI (CENTRO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS), CAPS ADULTO E ADOLESCENTES DOS DOIS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS.
Imagens