“O Reizinho Mandão” abre a quarta edição do “Outubro em Cena”

Publicado em: 14/10/2024 11:17 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

“O Reizinho Mandão” abre a quarta edição do “Outubro em Cena”

Peça foi encenada por alunos do Unidade Polo/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Um bom público compareceu na tarde deste domingo (13) ao Cine Teatro Padre José Zanelli para prestigiar a estreia de “O Reizinho Mandão”, espetáculo de abertura do “Outubro em Cena”. O objetivo do projeto, que já está em sua quarta edição, é comemorar o mês da criança realizando apresentações de espetáculos teatrais infantis sem cobrança de ingresso.

Com texto de Edgard Junior e direção da professora Jéssica Coutinho, a peça foi encenada por alunos do Colégio Estadual Unidade Polo, dentro do projeto de descentralização do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Até o final do mês serão seis peças infantis inéditas, levadas gratuitamente ao palco do Cine Teatro por alunos do curso livre de teatro do Cefac, e do projeto de descentralização desenvolvido com estudantes dos Colégios Estaduais Unidade Polo e Jardim San Rafael.

*ENTRADA GRATUITA*

Os espetáculos iniciarão às 16 horas. Os portões do Cine Teatro abrirão 30 minutos antes, e a entrada será por ordem de chegada.

Recomenda que as crianças menores de 12 anos estejam acompanhadas dos pais ou um responsável para assistir as apresentações.

O coordenador do curso de teatro da SMCT, Vradson Castro, ressalta que, como nos anos anteriores, a expectativa é de um bom público prestigiando os espetáculos. “Estamos com cerca de 100 pessoas matriculadas no curso de teatro. Como as peças são encenadas pelos alunos (desde as turmas infantis até adultos), eles acabam convidando familiares, amigos para prestigiá-los. Além de uma excelente oportunidade de trabalhar a formação de público para prestigiar apresentações artísticas em Ibiporã, o “Outubro em Cena” é a primeira experiência no palco para a maioria deles, e uma prévia para as apresentações dos espetáculos de encerramento do semestre”, ressalta Castro.

Confira a programação:

13/10 (domingo) - “O Reizinho Mandão”

19/10 (sábado) - “Filhas de Matilde” e “O Milagre do Boi”

20/10 (domingo) - “Innominatus”

26/10 (sábado) - “O Fantástico Mistério de Feiurinha”

27/10 (domingo) – “Encanto”

Sinopses dos espetáculos

“O Reizinho Mandão”

Em um reino não muito distante, vivia um isolado e egoísta reizinho, cercado por bens materiais, mas longe de qualquer contato social. O que os súditos não sabiam, é que esse reizinho sofria de uma maldição. Ele só tinha como companhia uma empregada, seu fiel bobo da corte e sua tutora que era irmã em convento próximo. Tudo muda de repente com a chegada da Princesa do reino vizinho. Eles embarcam em uma aventura emocionante com muitas surpresas para acontecer.

Texto: Edgar Junior

Direção: Jéssica Coutinho

“Filhas de Matilde”

Na cidade de Borogodó mora mãe Matilda e suas filhas as “Marias”. tudo ia bem até o cangaçeiro mais perigoso  de todas as terras do velho Chico chegar para abalar a vida de todos , o senhor Carcará e seu comparsa Jiló . Venha conferir o desfecho desse cordel de amor.

Texto e direção: Gustavo Rabelo

“O Milagre do Boi”

Essa história se passa na vila de santo Rabelo. Belinda está grávida e com uma enorme vontade de comer língua de boi, mas não é qualquer língua é a língua do boi premiado do coronel Virgulino Rasga Bucho e cabe ao seu marido Timóteo realizar o desejo desejado.

Venha ver o desfecho dessa história direto do folclore brasileiro.

Texto e direção: Gustavo Rabelo

“Innominatus”

Angelina era uma criança considerada comum, estudava bastante e era muito incentivada pelos pais. Ela só tinha uma coisa diferente: sua vida era toda baseada em um planejamento rígido com horários e cursos. Até que um dia ela ganha um carrossel que a transporta para outro mundo cheio de criaturas estranhas onde ela vai viver muitas aventuras e enfrentar muitos perigos.

Innominatus é um mundo especial que poucos têm chance de conhecer. Porém esse mundo guarda algo especial que faz tudo se tornar mágico.

Texto e direção: Jéssica Coutinho

“O Fantástico Mistério de Feiurinha”

Você se lembra não é? Quase todas as histórias antigas que você leu terminavam dizendo que a heroína se casava com o príncipe encantado e pronto. Iam viver felizes para sempre e estava acabado...

Mas o que significa "viver feliz para sempre"? Significa casar, ter filhos, engordar e reunir a família no domingo para comer uma macarronada? Quer dizer que a felicidade é não viver mais nenhuma aventura? Como que alguém pode viver feliz sem aventuras? Não pode ser! Não é possível que heroínas tão sensacionais tenham passado o resto da vida assistindo o tempo passar feito novela de televisão. É preciso saber o que acontece depois do fim.

Texto: Pedro Bandeira

Direção: Jéssica Coutinho

“Encanto”

Quando a magia que cerca sua casa começa a desaparecer, Mirabel decide que ela pode ser a última esperança para salvar sua família e seu lar. Ela embarca em uma jornada para descobrir o que está acontecendo e como restaurar a magia.

“Encanto” é um filme de animação da Disney que conta a história da família Madrigal, e cada membro da família possui um dom mágico único, exceto Mirabel, que não recebeu nenhum poder.

Direção: Joice Rocha