Grupo planeja exposição em homenagem aos imigrantes italianos no Norte do Paraná

 

Publicado em: 03/07/2024 17:17 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Grupo planeja exposição em homenagem aos imigrantes italianos no Norte do Paraná

Representantes da I Bravissimi com Lourdes Narcizo (secretária) e Jaime Kaster, que coordena a área de Museus

Com o objetivo de realizar em Ibiporã, no mês de novembro, uma exposição histórica em homenagem às famílias de descendentes de italianos que colonizaram o Norte do Paraná a partir da década de 1930, o grupo “I Bravissimi” – Associação Cultural Italiana de Londrina esteve nesta terça-feira (2) em Ibiporã, reunido com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), para tratar da mostra.

A presidente da Associação, Hylea Ferraz, e o diretor Egon Bertolaccini foram recebidos pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, e pelo jornalista Jaime Kaster, que coordena a área de Museus. Os representantes da associação cultural, que há mais de 25 anos divulga a cultura e a língua italiana, propuseram que Ibiporã receba em novembro, que é o mês de aniversário do Município, a exposição “150 Anos da Imigração Italiana no Brasil”.

A proposta de Hyléa é itinerar a exposição inicialmente por Londrina, Cambé e Ibiporã, cidades que – como outras da região – receberam grande quantidade de descendentes de italianos no período da colonização.

Em Ibiporã, o objetivo da mostra é homenagear os imigrantes italianos e seus descendentes por meio de farto material já existente no Museu Histórico e de Artes (MHAI), o qual relata a história de famílias pioneiras, e também com a colaboração dos seus representantes, por meio do empréstimo de pertences pessoais. A proposta do grupo foi bem acolhida pela direção da SMCT, que se comprometeu a dar o apoio necessário à realização da mostra na cidade.

Na visita, os representantes visitaram alguns espaços culturais que poderiam receber a exposição, como o Museu do Café e o saguão do Cine Teatro.

A exposição está em fase de preparação e será realizada primeiramente em Londrina, no Sesc Cadeião Cultural (na Rua Sergipe), no mês de setembro; depois em Cambé, em outubro, no Museu Histórico da cidade, e no mês de novembro em Ibiporã. A proposta é mostrar, por meio de fotografias, documentos e objetos pertencentes às famílilas, a trajetória dos imigrantes italianos no Norte do Paraná, com destaque às famílias que emigraram para o Brasil e se instalaram na região a partir da década de 1930.