Secretária de Cultura participa, em São Paulo, de lançamento do livro “Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso”

 

Publicado em: 21/06/2024 09:25 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Secretária de Cultura participa, em São Paulo, de lançamento do livro “Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso”

Lourdes Narcizo e Julio Dutra representando Ibiporã no lançamento do livro “Imaginária Brasileira. Denise Andrade/Divulgação

A convite do Instituto Luciano Momesso, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, e o arquiteto da Prefeitura Municipal, Julio Dutra, estiveram na Pinacoteca, em São Paulo, na última terça-feira (18), representando Ibiporã do lançamento do livro “Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso”.

O livro trata das obras sacras do colecionador Orandi Momesso, presidente do instituto, e que está implantando em Ibiporã o maior parque voltado às artes da América Latina. Escrito pelo arquiteto e historiador Carlos Lemos, o livro, composto 420 imagens sacras, traz uma ampla variedade de esculturas em madeira e terracota, refletindo diferentes manifestações da devoção católica e popular, explorando em profundidade a rica coleção de arte sacra brasileira reunida pelo colecionador ao longo de meio século.

Adquiridas muitas vezes em viagens, na rapidez de leilões e em oportunidades únicas, Momesso formou seu acervo conquistando peças de outras importantes coleções, como as de Anita Marques da Costa, Ladi Biezus, João Marino e Francisco Roberto.

“A coleção contempla obras que datam desde o período de colonização, com peças preservadas desde o ano de 1580. Um patrimônio da nossa cultura”, diz Momesso. Abrange um período extenso da história brasileira, é um testemunho da evolução artística e da pluralidade religiosa que constituiu o país.

Muito prestigiado, o evento contou com a presença do próprio Momesso, além de colecionadores, galeristas, imprensa especializada e apreciadores da arte brasileira. Ainda teve uma mesa redonda composta por alguns dos mais renomados especialistas em arte do Brasil, como Aracy Amaral, Rafael Schunk, Olivio Tavares de Araújo, Percival Tirapele, Carlos Lemos, autor do livro, e o próprio Orandi Momesso. A discussão foi mediada por Kelly Alcântara.

O público presente ao lançamento do livro ainda pode prestigiar um belo concerto do violinista Djavan Caetano.

Ao tornar a coleção pública e expor as centenas de obras no Pavilhão Carlos Lemos, no Parque Geminiani Momesso, em 2025, pretende-se inaugurar um capítulo inédito na história da preservação e da promoção da arte sacra. As obras farão parte do parque que está sendo implantado em Ibiporã.

 

 


Imagens