Turista da Finlândia em visita à Casa de Artes

Publicado em: 19/06/2024 08:53 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT/PMI

Turista da Finlândia em visita à Casa de Artes

O finlandês Jukka Virkkunen, e a namorada, Silvia Vizoni, recepcionados pelo jornalista da SMCT, Jaime Kaster

Completando aniversário de 58 anos nesta terça-feira (a data de sua fundação é de 18/06/1966), a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, de Ibiporã, lar do artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015) segue sendo um local único e de referência das artes em Ibiporã, mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT).

É um dos principais atrativos turísticos da cidade e atrai visitantes de várias cidades do Brasil e também do exterior. Nesta segunda-feira (17/6) recebemos na Casa de Artes um turista da Finlândia, que veio acompanhado da namorada brasileira, que reside em Londrina. Jukka Virkkunen, que é da cidade de Jyväskylä, está no Brasil e veio conhecer o espaço acompanhado de Silvia Vizoni, que já tinha ouvido falar da Casa em sites, mas nunca tinha tido a oportunidade de visitar. “Que lugar incrível, muito interessante. Uma riqueza ouvir o artista falar de suas obras”, disse Silvia após assistirem a um documentário em que Henrique fala sobre suas esculturas instaladas em Ibiporã.

Entre os visitantes das últimas semanas, um casal de Foz do Iguaçu, que participava de um evento na cidade e a família do servidor estadual Marco Antônio Modesto e sua esposa Juliana Myszkovski, que é de Apucarana – cidade onde Henrique produziu suas primeiras obras no Norte do Paraná, na Catedral, a partir de 1965. Vieram com o filho Júnior e saíram impressionados com a qualidade e quantidade de obras do acervo. “Eu havia vindo quando era jovem, o Henrique era vivo, depois nunca mais tinha entrado aqui. Para mim, que sou nascido em Ibiporã, é um orgulho ter um lugar como esse na cidade!”, disse Marco Antônio.

E às vezes a visita é de grupos, como na última sexta-feira (14), quando estiveram conhecendo a Casa de Artes e outros espaços da SMCT, alunos do 1º ao 4º ano da Escola Ativa Idade, de Ibiporã, acompanhados do diretor Walter Filho e professoras das turmas. Os grupos foram recebidos pelo jornalista Jaime Kaster, da área de Museus da SMCT.

Serviço - A Casa de Artes atende aos visitantes mediante agendamento, pelos telefones 3178-8429 e 3178-0215 (whatsapp).