Ibiporã recebe em novembro 5ª edição do Festival “Causo e Viola”

Publicado em: 16/10/2024 10:08 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI. Com informações da assessoria de imprensa do evento

Ibiporã sedia pela primeira vez, nos dias 15 e 16 de novembro, na praça Pio XII, a 5ª edição do Festival “Causo e Viola”. O projeto, aprovado pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, tem o propósito de resgatar e preservar a cultura caipira.

Voltando ao formato presencial, após três edições virtuais devido à pandemia de Covid-19, o festival terá participantes dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Minas Gerais. Os 14 finalistas, que disputarão os prêmios em dinheiro, foram escolhidos após um processo seletivo que exigiu músicas inéditas e avaliou a originalidade e a qualidade das composições.

Confira os 14 compositores selecionados e suas canções:

1. A Viola e o Mestre Tião

Autor: Lúcio Mello (Cajuru / SP)

2. Banco de Madeira

Autor: Heitor Henrique Silva Sorocorno (Regente Feijó / SP)

3. Lembranças de Candeeiro

Autor: Sebastião Matias dos Santos (Tatuí / SP)

4. Linda Bailarina

Autor: João da Silva (Borrazópolis / PR)

5. Lugar de Caipira

Autor: Claudemir Cesar de Oliveira (Piracicaba / SP)

6. Mãe do Ouro

Autor: Rafael Cardoso (Atibaia / SP)

7. Meu Interior

Autores: Carina Chaves Scuoteguazza (Capão Bonito / SP)

8. O Paraíso é Meu Sertão

Autor: Sabino Vicentini (Chapecó / SC)

9. O Unhudo

Autor: João Cesar Peceguini (Curitiba / PR)

10. Palavra Caipira

Autor: Agnaldo Olegário de Araújo (Campinas / SP)

11. Sabiá

Autor: Francisco Anselmo Figueiredo (Elói Mendes / MG)

12. Sertão que não Morre

Autor: Dionathas Henrique de Oliveira (Ibiporã / PR)

13. Viola Coração

Autor: Humberto de Alcântara Pereira (Jandira / SP)

14. Viola de Sonhos

Autor: Luiz Renato Barboza - Renato (Londrina / PR)

Imersão na cultura caipira

Além da competição musical, o festival vai oferecer rodas de viola, contação de causos e oficinas que celebram a vida no campo. Todas as atividades valorizam a conexão entre o caipira e a preservação da natureza.

O Festival Causo e Viola tem se consolidado como um dos principais eventos do gênero, atraindo artistas comprometidos com a tradição e a inovação na música caipira. Para os finalistas, essa é uma oportunidade de compartilhar suas composições e se conectar com o público em um ambiente que valoriza a cultura e as tradições do interior. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

5º Festival Causo e Viola

Data: 15 e 16 de novembro
Local: Praça Pio XII

Produção: LondriMusic