O Festibi voltou! Inscrições abertas até 31 de maio

Publicado em: 09/04/2024 08:59 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

O tradicional Festival de Teatro de Ibiporã (Festibi) está de volta! A 16ª edição do evento, promovido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) – Núcleo de Artes de Cênicas, será realizado de 18 a 21 de julho, em espaços a serem definidos pela coordenação do festival.

As inscrições gratuitas já estão abertas e seguem até 31 de maio, por meio deste link - https://l1nk.dev/festibi2024. Conforme o regulamento (disponível no anexo abaixo), poderão participar grupos, companhias e coletivos amadores, profissionais e/ou de instituições de ensino de todo o Brasil, sendo possível participar com uma ou mais propostas. Para a efetivação da inscrição, é necessário o preenchimento e envio de toda a documentação.

Na segunda etapa, será feita a seleção dos espetáculos inscritos de acordo com o material apresentado, levando em consideração a qualidade artística, viabilidade técnica e a adequação dos espaços disponíveis no município para a realização do festival. Ao todo, serão escolhidos 12 espetáculos.

As apresentações, abertas ao público, serão realizadas de 18 a 20 de julho. Um corpo de jurados, formado por pessoas ligadas a área teatral, avaliará as apresentações. Haverá premiações por meio de troféus e certificados para os melhores em algumas categorias técnicas (maquiagem, cenografia, sonoplastia, figurino, iluminação), e também melhor ator e atriz, dramaturgia, direção e espetáculo.

O coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac/SMCT) e do Festibi, Vradson Castro, ressalta a importância da retomada do Festival (a última edição foi em 2019) para o fortalecimento cultural de Ibiporã ao contribuir para o intercâmbio entre grupos independentes, de instituições de ensino regular, e de alunos da SMCT, além de revelar novos talentos. “A interrupção do evento, causada pela pandemia da Covid-19, trouxe desafios significativos. Mesmo depois de tanto tempo parados não poderíamos simplesmente voltar à estaca zero e recomeçar o festival como costumava ser em seus primeiros anos, de caráter puramente estudantil. Foi necessário repensar toda a sua estrutura, desde a logística até os aspectos legais, para garantir que o evento possa ocorrer de forma segura e responsável, especialmente considerando o investimento de recursos públicos, uma vez que é promovido pela Prefeitura do Município. Este processo exigiu um esforço conjunto e meticuloso, demonstrando o comprometimento das autoridades e da equipe envolvida em preservar e fortalecer o legado do Festibi. Mais do que nunca, o retorno do Festibi representa uma celebração da arte como uma força unificadora e transformadora. É um lembrete poderoso do papel vital que a cultura desempenha em nossa sociedade, conectando pessoas, inspirando diálogos e enriquecendo nossas vidas”, valoriza Castro.

XVI FESTIVAL DE TEATRO DE IBIPORÃ – FESTIBI

Inscrições: até 31/05

Ficha de inscrição: https://l1nk.dev/festibi2024

Quem pode participar: grupos/companhias/coletivos amadores, profissionais e/ou de instituições de ensino de todo o Brasil