Um evento que celebrou a cultura caipira, o encanto da viola e as histórias do campo. Foi assim o 5º Festival “Causo e Viola”, evento realizado pela primeira vez em Ibiporã nos dias 15 e 16 de novembro.
O público pode se divertir gratuitamente acompanhando shows com Juliana Andrade e Cleiton Torres, e Leandro Motta & Almir Salles, concurso de composições inéditas, roda de viola, contação de causos para alunos da rede municipal de ensino, oficina de viola e oficina para educadores. As eliminatórias ocorreram na sexta e sábado, nos jardins do Cine Teatro Padre José Zanelli, com a participação de 13 duplas sertanejas vindas de cidades do Paraná, interior de São Paulo e Minas Gerais. Os concorrentes defenderam canções inéditas que celebraram a vida simples do campo, os costumes e os valores como a humildade e o respeito à natureza. Os cinco primeiros colocados ganharam premiação em dinheiro.
Confira os vencedores:
1º “Sabiá”
Montenegro e Paraná
Autor: Francisco Anselmo Figueiredo (Elói Mendes / MG)
2º “Mãe do Ouro”
Rafael Cardoso e Aniela Rovani
Autor: Rafael Cardoso (Atibaia /SP)
3º “Lugar de Caipira”
Claudemir e Moises
Autor: Claudemir Cesar de Oliveira (Piracicaba / SP)
4º “Palavra Caipira”
Agnaldo Araújo e Cris Violeira
Autor: Agnaldo Olegário de Araújo (Campinas / SP)
5º) “Meu Interior”
Carina Scuoteguazza, Bruno Ferreira e Guilherme Violeiro
Autores: Carina Chaves Scuoteguazza (Capão Bonito / SP)
Tributo a Cleber Tóffoli
No sábado (16), o show de encerramento com Leandro Motta & Almir Salles foi um tributo a Cleber Tóffoli. Falecido em maio deste ano, Tóffoli foi professor, radialista, pesquisador da música raiz e curador do Causo e Viola. Apresentou o programa de rádio Voz e Viola (UEL FM e Igapó FM) por mais de duas décadas. Também fundou a Confraria da Viola, em 1991 (ativa até hoje), composta por cantores, compositores, músicos e apreciadores da música sertaneja.
Criado em 2019, o Festival valoriza elementos fundamentais da tradição sertaneja, como a viola, os causos e a conexão com a terra. "A proposta de enaltecer a música de raiz e resgatar as tradições neste Festival é uma iniciativa importante para preservar a cultura local e transmitir esses valores às novas gerações. Ela fortalece o senso de identidade e pertencimento, além de contribuir para a diversidade cultural, permitindo que as pessoas se conectem com suas raízes", afirma a secretária de Cultura, Lourdes Narcizo.
O 5º Festival Causo e Viola foi um projeto aprovado pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), do Governo do Paraná, e contou com o apoio da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.