Agentes culturais interessados em se inscrever nos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), lançados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), estão participando de oficinas gratuitas sobre a elaboração de projetos.
A primeira oficina, realizada na noite desta quarta-feira (13), no Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), foi conduzida por Marcelo Pinhatari e Eliacir França, profissionais da consultoria contratada pela SMCT para operacionalizar os recursos da PNAB.
Uma segunda oficina será realizada online, amanhã, sábado (16/11), das 9 às 12 e das 13 às 17h. Inscrições pelo link: https://forms.gle/Dk8AvukCQiaT4xMo6
Prazo para inscrições termina dia 18/11
Encerram-se na próxima segunda-feira (18) as inscrições para os cinco editais voltados ao fomento de 42 projetos culturais, totalizando mais de R$400 mil em recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
O objetivo é apoiar financeiramente diversas iniciativas culturais por meio de bolsas de criação, promoção e circulação em linguagens culturais diversas, premiação a mestres e mestras da cultura, subsídios a espaços culturais e implementação da Política Nacional de Cultura Viva, por meio de fomento à projetos continuados de Pontos de Cultura.
QUEM PODE PARTICIPAR
-Pessoas físicas;
- Pessoas jurídicas;
- Grupos ou coletivos culturais;
- Entidades com ou sem fins lucrativos
***É necessário ser residente no município de Ibiporã
***Em todos há cotas para pessoas negras (pretas e pardas), pessoas indígenas e pessoas com deficiência, conforme percentuais definidos em legislação federal.
Inscrições: até 18 de novembro
Onde: https://www.ibipora.pr.gov.br/pagina/2196_EDITAIS.html
Dúvidas e informações: pnab@ibipora.pr.gov.br e pelo telefone (43) 3178-8427.
Os editais são resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, que realizaram reuniões no primeiro semestre deste ano para definir as áreas prioritárias de investimento, garantindo a participação ativa da sociedade artística de Ibiporã. Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, a expectativa é de que os recursos gerem impacto significativo, contribuindo para a realização de projetos inovadores que dialoguem com as comunidades locais e reforcem o papel da cultura como motor de desenvolvimento social e econômico em Ibiporã.
SOBRE A PNAB
A PNAB foi instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, para contemplar trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo patrimônio cultural material e imaterial.
Com recursos previstos até 2027, a PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada. Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, projetos e programas que integrem a Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos regulares.