Comissão se reúne para avaliar os ‘Pratos Típicos’. Resultado sairá dia 14/3 (quinta)

Publicado em: 12/03/2024 12:05 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista SMCT/ PMI

Nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de março, a comissão técnica do Festival “Prato Típico de Ibiporã”, composta por dois membros da área de gastronomia do SENAC Londrina e três representantes indicados pela SMCT, irá se reunir na sede da Secretaria de Cultura e Turismo para selecionar os classificados para, posteriormente, prepararem o prato de forma presencial.

*2ª ETAPA – Classificação e triagem das receitas*

As receitas serão avaliadas nesta 2ª etapa, na qual a comissão irá fazer uma triagem das propostas, com base nos critérios estabelecidos no regulamento do festival. A avaliação irá considerar, por exemplo, o conceito do prato como típico de Ibiporã, a ficha técnica da receita, as fotografias ou vídeos enviados sobre o prato, o argumento do participante sobre a história, origem, tradição ou a caracterização do prato, a utilização dos ingredientes, entre outros critérios.

O resultado será publicado na quinta-feira, dia 14 de março, com a relação dos selecionados, sendo até oito finalistas na categoria “Prato de Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e até oito finalistas na categoria “Prato Principal”.

Todos os finalistas serão convocados para participar de uma reunião geral na sexta-feira (dia 15/3), que poderá ocorrer na sede da SMCT (Av. Dom Pedro II, 368) ou em outro local definido pela organização, e terá transmissão online, para os que não puderem participar de modo presencial.

Nesta reunião, será explicado como irá acontecer a 3ª etapa e será o momento de a organização definir a ordem de serviço e os horários destinados a cada finalista para preparar o seu prato. O não comparecimento do selecionado à reunião do dia 15/3 acarretará a convocação do seu sucessor na 2ª etapa.

*3ª ETAPA - Preparo do prato e apresentação para avaliação*

A etapa de preparo do prato e apresentação para avaliação na categoria “Prato de Entrada”, será no dia *19 de março*; e na categoria Prato Principal” será dia *20 de março de 2024*, podendo ser prorrogada esta data em caso de necessidade.

O preparo dos pratos será na cozinha do CTTI, espaço da Secretaria Municipal do Trabalho, localizado na Praça Ciro Ibirá de Barros, 176 – Centro - Ibiporã.

• Confira o Regulamento do Festival e o cronograma completo no Arquivo abaixo:

1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã

Realização: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT)

Apoio: SENAC Londrina e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Ibiporã.

Por: Jaime Kaster - jornalista/ coordenação do projeto - SMCT/ PMI