Inscrições no Festival ‘Prato Típico de Ibiporã’ seguem até dia 8 de março. Mostre seu talento na cozinha e nos sabores!

Publicado em: 27/02/2024 09:29 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista SMCT/ PMI

Baixe nos Anexos o Regulamento (com a retificação de datas), a Ficha da Receita e Termo de Uso de Imagem para participar

ATENÇÃO!

NOVO PRAZO FINAL PARA INSCRIÇÕES: dia 08 de MARÇO

FESTIVAL GASTRONÔMICO PRATO TÍPICO DE IBIPORÃ

Realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com a finalidade de conhecer e divulgar nossas comidas típicas e promover o turismo local

* Baixe nos Anexos o Regulamento Final (retificado), a Ficha da Receita e Termo de Uso de Imagem

Quais comidas melhor representam Ibiporã? Qual prato pode ser considerado típico da cidade? Para buscar responder a essas perguntas e estimular os amantes da cozinha e da boa gastronomia a mostrarem o seu talento com as receitas, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e do Museu Histórico e de Artes (MHAI), lançou o projeto “Prato Típico de Ibiporã”, que contará com uma competição aberta ao público de Ibiporã, que elegerá pratos típicos do Município.

O “1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã” – categorias “Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e “Prato Principal” será realizado de forma aberta a todos os interessados, que sejam residentes ou nascidos em Ibiporã (PR) e cada um poderá inscrever uma receita em cada categoria, caso queira participar nas duas. A participação é como pessoa física, aberta a qualquer cidadão.

O festival será realizado em três etapas, desde a inscrição das receitas (que tiveram o seu prazo estendido pela SMCT e agora vão até o dia 08/03/2024) até a execução dos pratos por parte dos selecionados, e contará com o apoio técnico do SENAC Londrina, que acumula larga experiência na área gastronômica, e também da Secretaria do Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Inovação de Ibiporã, que cederá o espaço (CTTI) para a realização das provas.

*1ª ETAPA – Inscrições*

As inscrições, gratuitas, acontecem no período de 24 de janeiro a 08 de março, de acordo com os critérios presentes no edital, por meio de formulário que pode ser acessado neste LINK: https://forms.gle/5mvwb7ZZf1ERykvm6 e no site da Secretaria de Cultura e Turismo.

*2ª ETAPA – Classificação e triagem das receitas*

No período de 12 de março a 13 de março, uma comissão técnica composta por dois membros da área de gastronomia do SENAC Londrina-PR e três representantes indicados pela SMCT selecionará os classificados para, posteriormente, prepararem e apresentarem o prato de forma presencial. O resultado desta seleção será publicado no dia 14 de março, com até oito finalistas na categoria “Prato de Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e oito finalistas na categoria “Prato Principal”.

*3ª ETAPA - Preparo do prato e apresentação para julgamento*

Preparo do prato e apresentação para avaliação na categoria “Prato de Entrada”, no dia *19 de março*; e na categoria “Prato Principal”, no dia *20 de março de 2024*, podendo ser prorrogada esta data em caso de necessidade.

O prato escolhido será aquele que obtiver a maior nota após avaliação da comissão julgadora. A publicação do resultado final será no dia *25 de março de 2024*

*PREMIAÇÃO*

Todos os finalistas selecionados para a última etapa (serão até oito em cada categoria) receberão um certificado de participação no “Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã” e serão citados em um livro impresso que será produzido pela SMCT e lançado este ano, com a finalidade de divulgar os pratos típicos de Ibiporã e promover o turismo local.

Já os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus confeccionados especialmente para este Festival, além de terem as fotografias dos pratos, bem como a dos seus autores (os vencedores do concurso) publicados no livro impresso.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, ressalta que a proposta do festival é reunir famílias, pessoas, profissionais do ramo e estabelecimentos que tenham desenvolvido e passem a servir algum prato típico (salgado) que identifique a cidade ou que ao menos já tenha uma tradição e preferência por parte do público local. “Várias culturas e povos (mineiros, paulistas, italianos, japoneses, libaneses, espanhóis, portugueses, eslavos) formaram Ibiporã, e trouxeram suas raízes culturais e costumes, entre eles os modos de fazer, falar, tradições, manifestações religiosas e também a culinária. Este projeto é mais uma forma que a administração municipal encontra de promover a cultura local e valorizar o patrimônio imaterial do Município”, conclui a secretária.

*Serviço*

*1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã*

*Inscrições:* 24/01 a 08/03/2024 (nova data final)

Onde: cultura.ibipora.pr.gov.br

Mais informações: 3178-0215 ou na sede da SMCT – Av. Dom Pedro II, 368. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8 às 17h.

Por: Jaime Kaster - jornalista/ coordenador do projeto - SMCT/ PMI