Projetos de Memória

Circuito das Capelas II - Evangélicas

Iniciado em 2017 e com dez (10) eventos de entrega no ano de 2019 em cada comunidade, o projeto Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas deu sequência ao primeiro Circuito das Capelas, de 2016, que foi direcionado às comunidades católicas.

O objetivo deste segundo foi recuperar a história e memória das igrejas protestantes mais tradicionais do município, ou seja, aquelas instaladas em Ibiporã até a década de 1970. São elas: Colônia Concórdia (1º templo construído em 1938), Primeira Igreja Batista (1939), Assembleia de Deus (1939), Presbiteriana do Brasil (1939), Metodista (1947), Presbiteriana Indepedente/ IPI (1966), Luz do Mundo (1968), Adventista do Sétimo Dia (Déc. de 1970) e Só o Senhor é Deus (1976) - ver endereços das igrejas abaixo.

A equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo documentou, por meio de fotografias, filmagens, pesquisa em acervos e relatos dos pioneiros dessas igrejas, traços da história de cada uma delas, as peculiaridades e registrando o envolvimento que tiveram com a história de Ibiporã.

BAIXE O LIVRO EM PDF - O livro Circuito das Capelas II (2019), com 160 páginas e muitas fotos e depoimentos dos fundadores das igrejas, pode ser baixado em nosso site no link: http://cultura.ibipora.pr.gov.br/pagina/342_Publicacoes-Historicas.html

COMO CHEGAR:

Colônia Concórdia - Água da Concórdia, na região da Boa Esperança (área rural, na PR-090, saída para Sertanópolis)

Primeira Igreja Batista - Av. Engenheiro Beltrão, 205 - Centro

Assembleia de Deus - Av. Mário de Menezes, 171

Presbiteriana do Brasil – Rua 1º de Maio, 493 – Centro

Metodista – Rua Vicente Machado, 20 - Centro

Presbiteriana Independente/ IPI – Rua Rodrigues Alves, 25

Luz do Mundo – Av. Mário de Menezes, 1377

Adventista – Rua José Pelisson, 532 – Jardim Cépil

Só o Senhor é Deus – Rua 1º de Maio 169 A, Jardim Santa Luzia

Equipe de produção do projeto:

Coordenação geral e produção editorial: Jaime Kaster

Edição audiovisual e imagens: Samuel Tavares

Entrevistas: Jaime Kaster, Mateus Ciaca

Edição de conteúdo/ vídeos: Mateus Ciaca, Jaime Kaster

Produção: Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI)

Fotografias: Acervo do MHAI e das Igrejas

Arte: Paulo Crincev e Nicolas Borini

Estagiários do projeto (2017/2019): Mateus Ciaca, Matheus Camargo, Elisye Moreira, Tauani Moraes, Thainara Fernandes.

Contato - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã / MHAI - Av. Dom Pedro II, 368 – fones (43) 3178-0215/ 3178-0216.

Circuito das Capelas II- Evangélicas