SMCT participa do 2º Encontro de Cultura do Interior do Paraná

 

Publicado em: 20/03/2024 13:06 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

SMCT participa do 2º Encontro de Cultura do Interior do Paraná

Divulgação/SMCT/PMI e Karw Penas e Daniel Gonçalves da Costa/SEEC PR

Ibiporã foi representada na quinta-feira (14), por meio dos servidores da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), no 2º Encontro de Cultura do Interior do Paraná (II ECIP), que aconteceu na Uningá, em Maringá. Promovido pela Rede de Cultura do Interior do Paraná (Recip), o evento reuniu gestores públicos de cultura de 211 municípios do interior do Estado para tratar de temas importantes para o setor, como: Políticas Públicas de Cultura e o Pacto Federativo, Modelo de gestão e monitoramento de execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) e Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice).

A abertura do evento teve apresentações culturais, dentre elas a da servidora da SMCT, a cantora Néia Theodoro.

O Ministério da Cultura (MinC) foi representado pelo coordenador-Geral de Transferências Interfederativas, Marco Henrique Borges, e pela diretora de fomento direto, Teresa Cristina Rocha Azevedo de Oliveira. Já a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná – SEEC foi representada pela secretária, Luciana Casagrande, a diretora-geral, Elietti de Souza Vilela, e a coordenadora de incentivo e fomento à cultura, Wanessa Hoinacki.

Além da programação de palestras, os participantes receberam orientações e esclareceram dúvidas sobre as políticas de fomento e de financiamento das atividades culturais e artísticas com especialistas dos governos federal e estadual.

Durante o encontro, destacou-se a importância da cultura como um catalisador econômico, capaz de gerar empregos, renda e fomentar a inovação. Reconheceu-se também o papel fundamental da cultura em permitir que artistas vivam de sua arte, tornando-a acessível a todos, independentemente do tamanho do município.

“Foi um momento importante e enriquecedor para que os gestores trocassem experiências, conhecimentos, e recebessem orientações sobre as políticas culturais, unindo nossas forças em prol do fortalecimento cultural e artístico dos pequenos municípios do nosso Estado. Sabemos da importância dessa soma dos esforços das cidades do interior para fazer com que a cultura seja descentralizada da Capital e é nisso que estamos trabalhando”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

A realização do evento foi uma iniciativa da RECIP, juntamente com a prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Cultura, e contou com o apoio do Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Cultura do Paraná - SEEC, Ministério da Cultura – MINC e Uningá.

 

 


Imagens