12 de Março – Dia do Bibliotecário

Publicado em: 12/03/2024 11:18 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

12 de Março – Dia do Bibliotecário

Sandra Terciotti, bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Nesta terça-feira – 12 de março – comemora-se o Dia do Bibliotecário. A data, instituída pelo Decreto nº 84.631, de 1980, homenageia Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Nascido em 12 de março de 1882, Manuel Tigre foi aprovado em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Trabalhou por dois anos na Biblioteca Nacional, assumindo, em seguida, a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Lá, trabalhou junto ao reitor da instituição, mesmo depois de aposentado. Engenheiro de formação, trocou a ocupação pela biblioteconomia após conhecer o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Em 1915, aos 33 anos de idade, Manuel Tigre assumiu de vez a nova profissão.

Nessa data especial, queremos homenagear todos os profissionais que se dedicam à preservação e disseminação do conhecimento.

Na Biblioteca Pública Municipal, quem responde pela função é a bibliotecária Maria José Sandra de Araújo Terciotti. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sandra é servidora de carreira há 14 anos. Antes do livro chegar à estante, é ela a responsável por várias etapas, tais como seleção do acervo, catalogação e indexação de obras e manutenção de sistemas informatizados.

“Sempre gostei de organização, leitura. Ser bibliotecária me auxilia na vocação de servir aos outros a encontrar o que necessitam, enriquecendo suas almas com conhecimento e cultura”, ressalta Sandra.

A servidora responsável pelo atendimento ao público em nossa biblioteca, Zilda dos Santos Gonzaga, também é graduada em Biblioteconomia. “Herdei o gosto pela leitura do meu pai. Gosto muito de poesia. Meus autores preferidos são Lygia Fagundes Teles e Castro Alves. Quando assumi meu cargo na Prefeitura, em 1998, escolhi trabalhar em biblioteca. Gosto de orientar as pessoas, dar dicas de leitura. Aqui temos um rico acervo disponível para empréstimo gratuito, com mais de 20.300 obras literárias e uma vasta diversidade de autores. Toda a população está convidada a usufruir deste espaço incrível e cheio de conhecimento”, convida a servidora.

Biblioteca Pública Municipal

Endereço: Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio - Centro