SMCT participa do “2º Mulheres que Inspiram”

Publicado em: 11/03/2024 10:32 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

SMCT participa do “2º Mulheres que Inspiram”

O café musical foi ao som dos músicos do Cefac/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ibiporã, por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura e Turismo, Educação, Trabalho e Saúde, além da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), promoveu, na manhã de sexta-feira, dia 8 de março, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), a segunda edição do evento "Mulheres que Inspiram".

Logo no início do evento, o público – formado por autoridades, servidores municipais e mulheres representantes de vários segmentos da sociedade – foi recepcionado por um café musical ao som de Neia Theodoro (Nega Neia) no vocal e os instrutores de música do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da SMCT, João Salles (acordeon) e Jonas Aguiar (trompete).

Com um cronograma diversificado, a ação gratuita proporcionou ao público momentos de lazer, descontração, autocuidado, cidadania e reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres em diferentes sociedades. Dentre as atividades ofertadas, alongamento (Clevinho – Studio Pulsar), oficina de automaquiagem, orientações da Sala do Empreendedor, Sala Saúde (agendamento de exames: preventivo e mamografia; teste rápido para IST; aferição de pressão; orientações sobre a dengue), além de explicações sobre o Projeto Valorização da Mulher – APMIF e o CadÚnico.

As presentes ao evento também tiveram a oportunidade de ouvir histórias inspiradoras de mulheres que têm feito a diferença em suas comunidades e locais de trabalho. Servidora há mais de 30 anos, a assistente social Carla Sabino falou de seu trabalho à frente da Coordenadoria de Atendimento à Mulher de Ibiporã (Cami), espaço que disponibiliza um serviço com a finalidade de promover atendimento humanizado e encaminhamentos necessários às mulheres vítimas de violência doméstica.

Em seguida, a comandante do Corpo de Bombeiros de Ibiporã e primeira mulher a assumir o comando da corporação no município, tenente Luana da Silva Pereira, foi convidada a contar sobre s sua inspiradora história de vida, que desafia paradigmas e conquista espaços no universo militar.

Adolescentes atendidos pela APMIF abrilhantaram o evento com a declamação de um jogral, escrito por eles, em homenagem às mulheres.

O “2º Mulheres que Inspiram” foi uma oportunidade única para todas as mulheres celebrarem suas conquistas, fortalecerem vínculos e se empoderarem!