Visita de matriarca da Família Lima aos espaços culturais de Ibiporã

Publicado em: 20/11/2023 15:56 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - SMCT/ PMI

Visita de matriarca da Família Lima aos espaços culturais de Ibiporã

Lorena Scholles Lima fez um tempinho na agenda para vir conhecer belezas, como a Casa de Artes Paulo VI

Na manhã de hoje (20/11), recebemos uma visita ilustre nos espaços culturais da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) de Ibiporã, mantidos pela Prefeitura Municipal: a Sra. Lorena Scholles Lima, matriarca da família Lima e empresária do grupo que viaja pelo Brasil, levando o encanto da música instrumental em espetáculos mágicos e que está em Ibiporã justamente para apresentar um show que promete ser inesquecível: Família Lima em Ibiporã, nesta segunda (dia 20), a partir das 20h, na Praça Pio XII, marcando a abertura das comemorações do “Natal de Paz e Luz” 2023.

HISTÓRIA - Como queria conhecer e repassar aos artistas da família um pouco das riquezas que Ibiporã tem, a Sra. Lorena arrumou um tempinho na agenda e veio ao centro da cidade, começando pelo Museu do Café (antiga Estação Ferroviária), lugar onde a cidade começou e de chegada da maior parte dos pioneiros que vieram desbravar o município, por isso é prédio tombado pelo Patrimônio Histórico de Estado do Paraná.

MÚSICA E CERÂMICA - Depois subiu ao Complexo Cultural, onde foi recebida pela secretária Lourdes Narcizo e pelo diretor Marcos Romani, e ficou encantada ao saber dos projetos de educação musical desenvolvidos pela Secretaria no Complexo, na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, e também na Estação, onde Ibiporã inova na região Norte ao oferecer gratuitamente aulas de instrumentos de sopro (dos mais variados) e também instrumentos de cordas com arco (como violino e violoncelo) a alunos de todas as idades.

Lorena, que manteve durante anos uma escola de música em Porto Alegre – onde seus filhos músicos nasceram – parabenizou a administração municipal e a SMCT por essa iniciativa. “Ibiporã vai longe!”, garantiu. Nas salas de artes conversou com os professores Domingos, Alexandre e Cida e ganhou peças de cerâmica da professora Cida para lembrar de Ibiporã.

CASA DE ARTES - Depois fez uma visita guiada à Casa de Artes – onde também se encantou com o legado e as obras deixadas pelo artista paraibano Henrique de Aragão, que viveu no local por 50 anos e decorou também a Igreja Matriz de pinturas e esculturas.

Lorena Scholles é descendente de alemã, nascida em Morro Reuter (RS), na Serra Gaúcha, e viu seus filhos crescerem em Porto Alegre. Todos aprenderam música clássica por influência do pai, Zeca Lima. Hoje o grupo está sediado em Vinhedo (SP), para onde se mudaram em 1999.

Acompanharam Lorena Lima na visita aos museus o jornalista Jaime Kaster, o coordenador Roberto Carvalho, as servidoras Cida e Fátima (Museu do Café) e o estagiário Alex Sandro Vital.

(FOTOS: Alex Sandro Vital/ estagiário SMCT)