1º Festival de Teatro de Rua acontece neste final de semana em Ibiporã

Publicado em: 25/10/2023 09:13 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

No próximo final de semana, o Centro Poliesportivo Carecão será palco do I Festival de Teatro Estudantil e Amador de Rua de Ibiporã (Fest Rua Ibiporã). Promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) - Núcleo de Artes Cênicas, o evento, de caráter competitivo, contará com apresentações gratuitas de peças teatrais e esquetes produzidos por grupos amadores independentes e de instituições de ensino de Ibiporã.

Juntamente com o Fest Rua Ibiporã, também acontecerão no Carecão as últimas apresentações do “Outubro em Cena”, projeto da SMCT que objetiva comemorar o mês da criança realizando apresentações de teatro destinadas ao público infanto juvenil sem cobrança de ingresso. O elenco é formado por professores e alunos do curso livre de teatro do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), e do Colégio Estadual Unidade Polo, que participam do projeto de descentralização. Nos finais semana anteriores, o palco das encenações foi o Cine Teatro Padre José Zanelli.

A abertura do festival será na sexta-feira (27), a partir das 18 horas, com uma concentração na Praça Pio XII ao som da banda de percussão da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF). Em seguida, os participantes do evento sairão em um cortejo teatral até o Carecão convidando a população a prestigiar as apresentações. Já no Carecão, haverá a abertura e encenação do espetáculo “O Mágico de Oz”, com os alunos da SMCT.

A apresentação dos espetáculos que participam da mostra competitiva ocorrerá no sábado (28), a partir das 18 horas. Fechando a programação, alunos da turma de teatro adulto do Cefac representarão o espetáculo Centro de Reabilitação para Vilões”.

O encerramento do Fest Rua Ibiporã será domingo (29), a partir das 18 horas, com a cerimônia de encerramento e premiação, e a apresentação da peça Poeira das Estrelas”, encenada pelos alunos da turma avançada do curso de teatro em homenagem ao artista sacro Henrique de Aragão.

Segundo a coordenação do festival, todos os grupos participantes receberão um certificado de participação. Um corpo de jurados formado por pessoas ligadas à área teatral avaliará as apresentações. Haverá premiações por meio de troféus e certificados para os melhores em algumas categorias técnicas (maquiagem, cenografia, sonoplastia, figurino), e também melhor direção, espetáculo, ator e atriz e interpretação mirim.

O coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do Cefac, Vradson Castro, ressalta que dentre os objetivos do festival estão: promover, divulgar e difundir as manifestações artísticas, contribuir para o intercâmbio cultural entre grupos independentes, de instituições de ensino regular (Ensino Fundamental 2 e Médio), e de alunos da SMCT, promovendo assim o enriquecimento cultural da cidade, e incentivar a criação de novos grupos teatrais, e a formação de plateia, promovendo uma atividade saudável, de lazer e cultura.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, convida toda a população a prestigiar mais este evento preparado com muito carinho pela SMCT. “A administração municipal investe fortemente na formação cultural e artística dos munícipes, por meios dos cursos livres e oficinas, em diferentes segmentos, ofertados gratuitamente na sede da SMCT e outros 10 espaços descentralizados, além promover vários eventos culturais de alta qualidade abertos ao público. O teatro de rua contribui com a ressignificação dos espaços, propondo novos sentidos no uso e no convívio nas cidades. Que esta seja a primeira de muitas edições do Festival de Teatro de Rua de Ibiporã. Desejo que cidade também possa se tornar uma referência em teatro de rua”, finaliza a secretária.

Confira a programação:

Cerimônia de encerramento e Premiação

Poeira das estrelas

SMCT

**** Se chover, o evento será adiado.