SMCT inicia trabalhos para implantação do Sistema Municipal de Cultura

 

Publicado em: 24/08/2022 10:56 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

SMCT inicia trabalhos para implantação do Sistema Municipal de Cultura

Participantes foram orientados sobre as etapas de trabalho a serem realizadas para a elaboração do plano municipal de cultura/Ailton Jesus/SMCT/PMI

Gestores e coordenadores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) reuniram-se pela primeira vez nesta terça-feira (23) com o agente regional de Cultura – ligado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) – Julio Erthal - para iniciar as discussões sobre a implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Este primeiro contato com o agente cultural é fruto da viagem a Curitiba, no início do mês, da secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, e do diretor da SMCT, Marcos Romani, para cumprir agenda na Superintendência-Geral da Cultura. Eles participaram, no Teatro Guairinha, do primeiro encontro presencial com dirigentes municipais após mais de dois anos em que a pandemia limitou a realização de eventos presenciais. Os temas apresentados foram: o Programa de Implementação do Sistema Estadual de Cultura – ProSEC, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); detalhes sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Profice, que está na segunda fase de editais; e apresentação da recém-aprovada lei federal Paulo Gustavo, criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial demandadas pelas consequências do período pandêmico que impactou significativamente o setor nos últimos dois anos.

O Sistema Municipal de Cultura é um instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de cultura de longo prazo tendo como essência a cooperação intergovernamental e a gestão compartilhada entre a sociedade civil e o governo municipal.

Durante a reunião, os participantes foram orientados sobre as etapas de trabalho a serem realizadas para a elaboração do plano municipal de cultura e definiu-se um cronograma de ações. A primeira delas será mapear os artistas, produtores e empreendedores culturais de Ibiporã, visto que a SECC orienta que a elaboração do plano municipal de cultura seja precedido de um diagnóstico participativo, elaborado a partir de sugestões e soluções indicadas pelos agentes diretamente envolvidos com a área cultural do município.


Imagens