Participe das audiências no Paraná para destinação de recursos da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc

Publicado em: 17/08/2022 10:33 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/MHAI/SMCT/PMI

Lei Paulo Gustavo transferirá 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para estados e municípios

Artistas e produtores culturais de Ibiporã: dias 18, 19 e 22 de agosto, participem das audiências para destinação de recursos da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2

Mais de R$ 6 bilhões de recursos federais serão destinados aos produtores culturais do País, por meio da Lei Aldir Blanc 2 e da recém aprovada Lei Paulo Gustavo. A decisão foi do Congresso, que derrubou vetos do Executivo e garantiu os recursos para os artistas.

Os recursos serão distribuídos de acordo com o porte de cada município (Ibiporã receberá uma boa parcela do montante estadual), e a forma de repasse será discutida com vocês, agentes culturais, em audiências públicas que serão realizadas pela internet nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de agosto, e também na segunda-feira, dia 22 de agosto. Nos três dias, as discussões e orientações aos artistas serão online, das 9h às 21h.

Hoje (terça, 16/8) pela manhã, a superintende de Cultura da SECS-PR, Luciana Casagrande, conversou em uma live com os gestores dos municípios e a secretária municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Lourdes Narcizo, participou. O pedido foi que divulguem ao máximo aos artistas, produtores culturais e de eventos de seus municípios as audiências de quinta, sexta e segunda-feira (dias 18, 19 e 22 de agosto, das 9h às 21h).

O link das lives será divulgado aqui nos canais da SMCT no Facebook, Instagram e em nosso site. Fique ligado! As audiências públicas serão transmitidas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os prazos para a definição das regras para obtenção dos recursos são curtos, por isso pedimos que participem!

MAIS DE R$ 6 BILHÕES NO TOTAL – De acordo com dados da Câmara dos Deputados e do Senado, com a aprovação da Lei Aldir Blanc 2, Lei 1518/2021, a partir de agora serão destinados R$ 3 bilhões por ano para 17 grupos de eventos culturais. Já a Lei Paulo Gustavo, que leva o nome do humorista que morreu em maio de 2021 em decorrência da Covid-19, vai transferir R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios.