Turismo de Ibiporã em destaque em circuitos do Paraná

Publicado em: 22/03/2022 08:51 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ SMCT / PMI

Turismo de Ibiporã em destaque em circuitos do Paraná

Ciclista de Ibiporã na plataforma da Estação, em gravações para o Circuito Pé Vermelho

Houve gravações do Circuito de Cicloturismo por alguns atrativos de Ibiporã e a Paraná Turismo recebeu o livro Cozinha do Pioneiro

Este mês tivemos ações de divulgação de atrativos turísticos de Ibiporã em dois circuitos do Paraná. No dia 3 de março foi lançado oficialmente em Londrina o Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo, e nossa equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) esteve lá com representantes do Território de Ibiporã na associação de ciclistas que criou o Circuito.

A rota vai percorrer sete municípios da região Norte e passará por Ibiporã, onde os aventureiros e turistas irão percorrer cerca de 65 km por estradas rurais, trilhas e atrativos, e conhecerão os pontos turísticos e naturais de Ibiporã, como o Pico Guarani, os museus, a Igreja Matriz e capelas rurais.

No último dia 6, domingo, uma equipe de produção do Circuito Pé Vermelho (de Arapongas e Londrina) esteve em Ibiporã para gravar novas imagens da cidade para incluir nos vídeos de divulgação da rota. Foram recebidos e acompanhados pelo jornalista Jaime Kaster, da SMCT, que integra a equipe do Circuito no Município desde as primeiras reuniões, em abril de 2021.

Com a presença de ciclistas de Ibiporã (liderados por Marcelus Zucoloto e Nilma Emidio Matias) gravaram imagens na Igreja Matriz, Praça Pio XII, Estrada do Horto Florestal e fizeram uma parada no Museu do Café para conhecer um pouco da História de Ibiporã ligada à cultura do café. Foram recebidos no local pela servidora Cida Ribeiro. Elogiando o espaço, que é a antiga Estação Ferroviária, a coordenadora geral do Circuito, Patrícia Oliveira, fez questão de assinar o livro de presença.

LIVRO DE IBIPORÃ NA PARANÁ TURISMO

Esta semana foram entregues à Presidência da Paraná Turismo, em Curitiba, exemplares do livro “Cozinha do Pioneiro – Sabores e Riquezas de Ibiporã” (2020), produzido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da equipe da SMCT (com vídeos, fotos e receitas), que traz um pouco da culinária pioneira da nossa região e depoimentos de famílias de Ibiporã que mantêm as tradições que trouxeram dos seus locais de origem.

A entrega foi feita pela chefe regional da Paraná Turismo em Londrina, Sandra Camacho, ao presidente da entidade, Irapuan Cortes, e à coordenadora do Núcleo de Gastronomia da Paranatur, Raquel Pazini. A entidade possui projetos de estímulo à gastronomia regional (como o "Gastronomia Paraná") e a publicação de Ibiporã vem incorporar esse acervo. Nas fotos, Sandra com o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, com Raquel Pazini e com a coordenadora de Turismo Regional, Alessandra Xavier.