Curso de Cerâmica abre vagas para novos públicos

 

Publicado em: 09/09/2021 08:58 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - SMCT / PMI

Whatsapp

 

As aulas são ao ar livre. Espera é pelo público da 3ª Idade e dos serviços de atendimento

O Curso de Cerâmica da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) é um convite à arte e a contemplação, com as aulas – com até cinco alunos – sendo realizadas no espaço ao ar livre da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI.

Ali a professora Cida (Maria Aparecida dos Santos), que já trabalha na SMCT há mais de 10 anos, ensina aos alunos de todas as idades o passo a passo dessa arte milenar.

No mês passado, encerraram-se as atividades do primeiro semestre dos alunos matriculados em 2020, que concluíram as peças que produziram (veja fotros na Galeria) e agora retornam para novos aprendizados. Seguindo o calendário de pré-inscrições nos cursos, novos alunos iniciarão agora em setembro.

Há novas vagas de cerâmica para públicos específicos – da terceira idade e outros atendidos pelo serviço de atenção psicossocial do Município. “Isso porque trabalhar com a cerâmica é também uma atividade terapêutica”, observa Cida, que está aguardando o retorno dos interessados para formar essas turmas específicas.

Sobrando vagas, elas serão abertas ao público em geral. Os interessados devem ligar para 3178-0215 e 3178-0216, manifestar o seu interesse e verificar com a professora Cida os horários disponíveis.

O CURSO E A CERÂMICA

Formada em Artes pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cida diz que a cerâmica, além de sua importância artística, tem um papel terapêutico para os alunos do curso. “Ela desperta o interesse pela arte, além de ajudar na coordenação motora, criatividade, e na saúde mental dos alunos. Apesar de também trabalharmos com jovens, a maioria dos meus alunos são da terceira idade. Eu digo que a gente trabalha mais com arteterapia do que com a arte artística”, comenta.

ANTIGUIDADE DA CERÂMICA

A história da cerâmica acompanha a história das civilizações, desde a descoberta do fogo. A argila queimada é utilizada em todas as sociedades das mais antigas às consideradas “primitivas”, passando pelo Oriente e Ocidente, para a realização de objetos decorativos, utilitários e outros de fins rituais. Os estudiosos localizam as primeiras cerâmicas no século 5.000 a.C., na região de Anatólia (Ásia Menor), que passam a integrar, a partir daí, as mais diversas culturas, distantes no tempo e no espaço.

Assista a este vídeo abaixo em que a professora Cida fala sobre a cerâmica:

https://youtu.be/la958tOYLfY

Imagens e edição: Vradson Castro / SMCT

Acompanhe a Secretaria de Cultura e Turismo nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora

Instagram: https://www.instagram.com/culturaeturismoibipora/

Youtube: https://www.youtube.com/fcibipora/videos