Com 30 anos de carreira, Família Lima fechou com chave de ouro as festividades (fotos: Jaime Kaster/ SMCT/ PMI)
Com a Praça Pio XII lotada, um belo show da Família Lima marcou o encerramento do Natal de Paz e Luz de Ibiporã 2024 na noite deste domingo (22). Antes, a solenidade de encerramento contou com a presença de autoridades como o prefeito José Maria Ferreira, a vice, Mari de Sá, a presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) e coordenadora do Projeto Natal, Eliana Eik Borges Ferreira, a secretária e diretora de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo e Mariana Zorzato, respectivamente, além de demais secretários, vereadores e o Papai Noel.
No palco, os irmãos Lucas Lima (violino, guitarra e voz), Amon Lima (violino) e Moisés Lima (cello e contrabaixo), além de Allen Lima (teclados), Marcell Cardoso (bateria) e Bruno Piapara (guitarra) trouxeram ao público clássicos nacionais, internacionais e canções natalinas.
No sábado (22), houve a encenação do Presépio Vivo com a participação de instrutores e alunos do curso de teatro do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac) na Cidade de Belém, construída na Praça Verso e Reverso. Logo após, a dupla londrinense Coleto e Gabriel celebrou o sertanejo tocando muita moda boa.
23 dias de programação artística
Como é tradicional na celebração do Natal de Paz e Luz, o público pode prestigiar gratuitamente uma variada programação artística na Praça Pio XII. Na agenda, shows de bandas de variados estilos musicais, apresentações de corais, orquestra de sopro e percussão, espetáculos de ballet, teatro e a chegada da Família de Belém no Lago Dom Pedro Zilli.
Além da coordenação da programação artística do evento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo teve importante participação na mesma, com as apresentações do coral infantil Clarear e adulto Ibiporã Em Canto e performances de alunos do teatro na abertura das festividades; da Orquestra de Cordas e a Banda Metais da Estação, composta por alunos e instrutores do curso de música; da Ballet Art, com o espetáculo “A Bela Adormecida”, e do teatro, com a peça “Alice no País das Maravilhas”, e na encenação da chegada da Família de Belém no Lago Dom Pedro Zilli e na Praça Verso e Reverso.
Vila de Natal e Cidade de Belém
Com o objetivo de manter as tradições natalinas nos espaços públicos, levando entretenimento e encantamento para as famílias, bem como, envolver a todos os que visitarem Ibiporã, a cidade recebeu novamente uma bela e iluminada decoração natalina.
Protagonizada pelo Projeto Natal - ação coordenada voluntariamente pela primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, - a Vila do Natal (na praça Pio XII) e a Cidade de Belém (na praça Verso e Reverso) foram pontos de destaque. Além de serem interativas e permitirem belos registros fotográficos, chamaram a atenção das crianças e dos adultos. Destacaram-se também as contações de histórias realizadas na Vila do Natal com a participação de contadores voluntários e profissionais.
O Lago Dom Pedro Zilli, novo cartão postal de Ibiporã entregue à população no ano passado, também recebeu decoração, com uma árvore flutuante de 15 metros de altura, em led, vitórias-régias e borboletas. Rotatórias, canteiros e prédios públicos também foram enfeitados.
O Natal de Paz e Luz é uma realização da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a APMIF, e o apoio das demais Secretarias e Departamentos Municipais, e órgãos oficiais de segurança.
Alguns espetáculos da programação artística, além da contação de histórias foram viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura/ Governo Federal. Patrocínio: Copel. Realização: Sócio Cultura. Ministério da Cultura/Governo Federal.