Circuito Pé Vermelho de cicloturismo é aprovado em Ibiporã

Publicado em: 24/08/2021 14:59 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / SMCT / PMI

Reunião realizada no dia 11/8, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A lei que cria o “Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo” no Município de Ibiporã, de autoria do vereador Rafael Eik Ferreira, foi aprovada na semana passada e sancionada pelo prefeito José Maria, e com isso, a cidade já pode começar a se preparar para receber os ciclistas que irão percorrer o trajeto pelas estradas rurais a partir de janeiro de 2022. Nesta data será lançada essa nova rota esportiva, turística e cultural do Norte do Paraná, com um total de 285 km, passando por sete municípios: Londrina, Ibiporã, Rolândia, Cambé, Arapongas, Jataizinho e Tamarana.

De acordo com os organizadores e coordenadores do Circuito, Patrícia Oliveira e Luiz Afonso Giglio, de Londrina, a expectativa é que os ciclistas e aventureiros levem entre cinco e sete dias para percorrer o trajeto completo e assim possam receber o certificado, com o passaporte carimbado nos locais por onde passaram, como ocorre nas rotas mais conhecidas do País, como Caminho da Fé, Caminho da Luz e Circuito Vale Europeu.

“Neste período eles vão se hospedar nas cidades onde pedalarão, vão visitar os espaços culturais, consumir nos estabelecimentos e conhecer um pouco da cultura local”, comentou Patrícia.

Em Ibiporã, foi realizada uma reunião no último dia 11/8, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (veja fotos na Galeria), para atualizar os membros locais sobre o Circuito e esclarecer as tarefas que cabem aos setores da Prefeitura e aos representantes do Território de Ibiporã no trajeto: os ciclistas Marcelus Zucoloto e Nilma Emidio Matias, que estavam acompanhados de Vânia Cristina da Silva Melo, que integra o grupo de pedal "Pé na Magrela".

Participaram os secretários Luciano Betiate (Cultura e Turismo), Luís Hiroshi Shimizu (Agricultura e Meio Ambiente), os diretores da Secretaria de Obras, Marcelo Pereira e Marcos Teixeira, os servidores Ronaldo Lessa (Agricultura), Jaime Kaster (Cultura) e André Lima (Esporte e Lazer). Pela Câmara Municipal esteve presente o vereador Rafael Eik, autor do projeto de lei que criou o Circuito no Município, com 57 km de extensão.

Veja mais ações da equipe de Ibiporã e um tour pelo Circuito Pé Vermelho:

Percorrendo o trajeto do circuito de cicloturismo em Ibiporã