Percorrendo o trajeto do circuito de cicloturismo em Ibiporã

Publicado em: 28/05/2021 16:20 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Secretaria de Cultura e Turismo/ PMI

A equipe da Prefeitura na Estrada Esmeralda, verificando o trajeto. Proprietários rurais serão informados sobre oportunidade de negócios para oferecer aos visitantes

Com o objetivo de verificar os atrativos que há no caminho que será percorrido no Circuito Pé Vermelho e mapear as propriedades rurais do entorno, a equipe da Prefeitura de Ibiporã envolvida com o projeto percorreu esta semana as estradas rurais por onde os visitantes, aventureiros e ciclistas irão passar.

Com o apoio da van da Secretaria de Esporte e Lazer, o grupo, que teve a companhia da instrutora de turismo rural Devanilde Alves Arias e integrante do grupo Mulher Atual, do Sindicato Rural de Ibiporã, percorreu o trecho desde a zona norte de Londrina, de onde os ciclistas entrarão em Ibiporã pela Estrada do Guarani.

Dali, poderão ter a bela Capela do Guarani como ponto de parada, para alimentação e abastecimento de água, para em seguida subirem o Morro do Guarani, bem próximo dali e um atrativo turístico e geográfico único de Ibiporã, o ponto mais alto do Município, que é estampado inclusive na bandeira de Ibiporã.

ATRATIVOS CULTURAIS

Conforme o trajeto traçado, do Pico Guarani os participantes seguirão para a cidade, onde está programada a recepção dos grupos nos espaços turísticos, históricos e culturais da cidade, como a Igreja Matriz, o Cine Teatro, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e o Museu do Café (antiga estação ferroviária) estes últimos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Após essa parada, os ciclistas seguirão rumo à estrada da APAE, passando ao lado do Horto Florestal, em direção à antiga estrada que ligava Ibiporã a Jataizinho. Após transporem o Contorno Norte, descem a estrada de terra rumo à Barra do Jacutinga e vão margeando o Rio Tibagi até chegar à ponte, pela qual seguirão rumo a Jataizinho. De lá os ciclistas farão o trajeto Frei Timóteo-Serra Morena (que acompanha a estrada de ferro e as estações de trem) e retornarão para Jataizinho.

2º TRECHO EM IBIPORÃ

Retornando a Ibiporã, seguirão para o segundo trecho, que passa por baixo da ponte e segue margeando o Rio Tibagi até a Fazenda Doralice, e de lá percorrerão a estrada do Poço Bonito, passando em frente à Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida por suas grandes festas juninas.

Após chegarem à estrada do Limoeiro, subirão a Estrada Esmeralda rumo ao Barreirão, depois passarão por trás do Recanto do Engenho, chegando à tradicional Estrada dos Pioneiros, da qual descerão pela Estrada das Três Marias, onde terminarão o percurso de Ibiporã no Rio Limoeiro (na divisa com Londrina).

Até o início de 2021 a equipe fará muitos contatos para promoção do turismo rural e a Prefeitura executará ações de infraestrutura para receber bem os visitantes. Estiveram neste último percurso pelas estradas rurais Luis Hiroshi Shimizu e Ronaldo Lessa, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Teixeira, da Secretaria de Obras, Jaime Kaster, da Secretaria de Cultura e Turismo, André Lima e Fábio, da Secretaria de Esportes.

O Circuito passará por sete municípios da região e terá 285 km para serem percorridos pelos ciclistas e visitantes em um período estimado de cinco a seis dias, com estes pernoitando nas cidades e pousadas e consumindo produtos e serviços no comércio local.