Circuito Pé Vermelho é aprovado como Lei Estadual e iniciará em janeiro de 2022

 

Publicado em: 09/08/2021 14:51 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Whatsapp

 

Reunião no Crillon Hotel: representantes do Circuito Pé Vermelho e dos municípios

Os municípios participantes do Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo receberam, no dia 4 de agosto, a boa notícia da aprovação, pela Assembleia Legislativa do Paraná (AL), do projeto de lei 549/2020, que cria o Circuito Cicloturístico, de autoria dos deputados Cobra Repórter (PSD), Goura (PDT), Tiago Amaral (PSB) e Tercílio Turini (CDN).

Em Ibiporã, paralelamente à Lei Estadual, entra HOJE (09/8), às 18h, em 1ª discussão na Câmara Municipal, o projeto de lei 17/2021, de autoria do vereador Rafael Eik Ferreira, que institui o Circuito com rota urbana e rural dentro do Município - com aproximadamente 57 km de extensão. Tornando-se lei municipal, a Prefeitura e os organizadores podem executar as ações e obras necessárias para sinallização, segurança, divulgação e promoção do roteiro. visando atrair turistas.  

Aprovada a Lei Estadual, os coordenadores Patrícia Oliveira e Luiz Afonso Giglio já convocaram uma reunião para a quinta-feira passada (dia 05/8), às 19h, no Hotel Crillon, em Londrina, (FOTO) com todos os representantes locais do Circuito, também de alguns municípios e da Adetunorp – Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná.

De Ibiporã participaram da reunião os ciclistas representantes do território local, Marcelus Zucoloto e Nilma Emidio Matias, e Jaime Kaster, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Foram informados de que o Circuito será mesmo lançado em janeiro de 2022 e que até lá os municípios precisarão fazer as ações necessárias de infraestrutura e a coordenação fará todo o trabalho de divulgação, criação do site, cadastramento de parceiros, além do material informativo para orientar os turistas e ciclistas que vierem fazer o circuito.

De acordo com o mapa definido, que sofreu algumas alterações, serão cerca de 285 km no total, para serem percorridos em cinco a sete dias pelos participantes. Os municípios que integrarão o Circuito no início são Londrina, Ibiporã, Rolândia, Cambé, Arapongas e Jataizinho. Tamarana também está presente, mas com um trajeto alternativo. Entre os assuntos da reunião foram mencionados os modelos e orçamentos para aquisição de placas pelos municípios, cadastramento de parceiros que queiram inscrever o seu negócio ou serviço de apoio, instalação de bebedouros e atrativos culturais e turísticos ao longo do percurso.

A coordenadora Patrícia Olivera informou que “Ibiporã é um dos municípios que está mais adiantado em relação às solicitações. O SAMAE já definiu os pontos de bebedouros, as estradas estão recuperadas, estão definindo os atrativos e estão dentro do cronograma”, afirmou.

Veja mais ações da equipe de Ibiporã e um tour pelo Circuito Pé Vermelho:

Percorrendo o trajeto do circuito de cicloturismo em Ibiporã

https://cultura.ibipora.pr.gov.br/noticiasView/1674_noticia.html