Exposição fotográfica celebra os 50 anos da Biblioteca Pública Municipal

Publicado em: 04/04/2024 11:13 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Exposição fotográfica celebra os 50 anos da Biblioteca Pública Municipal

Exposição pode ser visitada até o final do mês. Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A Biblioteca Pública Municipal Irmã Benta Fidelini Cinelli completou no dia 4 de março 50 anos de atendimento à população. Para marcar a data, o público pode visitar durante este mês a exposição fotográfica “Biblioteca – 50 anos”.  Separada por décadas, desde 1974, até os dias atuais, a seleção fotográfica revela desde situações cotidianas do espaço, como os servidores trabalhando, um frequentador escolhendo um livro na estante, até momentos importantes como a participação em desfiles cívicos, eventos com grandes escritores, semanas literárias, apresentações artísticas e atividades de incentivo à leitura, como “Hora do Conto”. “As fotos comprovam que pesquisa, informação, incentivo à leitura e entretenimento literário sempre fizeram parte do cardápio de atividades da Biblioteca, que acompanhou o desenvolvimento de Ibiporã oferecendo à população um ambiente de aprendizado, estudo, convivência e fomento à cultura”, valoriza a coordenadora Priscila Pelizaro Zanchin.

Oficialmente instituída no dia 13 de março de 1973, por meio da Lei 369/73, na gestão do ex-prefeito Antonio Arrabaça Ribeirete, o nome da Biblioteca - Irmã Benta Fidelini Cinelli, é uma homenagem a esta religiosa pertencente à congregação Irmãs de Maria Imaculada, e muito ligada à cultura em Ibiporã. Irmã Benta era amiga do artista plástico Henrique de Aragão, e foi uma das cofundadoras da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, na década de 60.

Desde a sua fundação, a Biblioteca já funcionou em diversos espaços, como no Centro Social Urbano, no prédio onde está atualmente o Museu Histórico e Artes (MHAI) de Ibiporã, na Avenida Paraná, na Rua 19 de Dezembro, e, atualmente, na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (Centro de Ibiporã), ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI.

A “casa” de todos os livros

Vinculada e subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo, a Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 20.300 volumes, disponíveis gratuitamente à população. Conta com um amplo espaço, com mesas e cadeiras para estudos, pesquisas e trabalhos em grupo; computadores com acesso à internet, um espaço infantil para leitura e contação de histórias - são mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil e mais de 700 gibis -, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã.  “A Biblioteca conta com um acervo amplo, diversificado e atualizado graças às aquisições e doações da comunidade”, ressalta a bibliotecária Maria José Sandra Araújo Tercioti”, que trabalha há 14 anos no local.

Parabéns e vida longa à nossa Biblioteca Pública Municipal, espaço cuja missão é “proporcionar atendimento aos munícipes com o acesso e recuperação da informação para toda a comunidade, buscando satisfazer as necessidades informacionais de forma ágil e qualificada, a fim de cooperar para a formação do cidadão e no desenvolvimento cultural, educacional e científico da sociedade”.

Exposição fotográfica - “Biblioteca – 50 anos”

Quando: até 30 de abril

Onde: Biblioteca Pública Municipal: Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio - Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h