Confira a programação da 21ª Semana de Museus (SNM) em Ibiporã

Publicado em: 03/05/2023 15:44 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - Secretaria de Cultura e Turismo/ PMI

Confira nas artes abaixo a programação completa da 21ª Semana. Todos os eventos são gratuitos

Dia 15 de maio começa a 21ª Semana Nacional de Museus (SNM), promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e mais uma vez Ibiporã estará na programação regional, que terá visitas guiadas e apresentações didáticas de música para crianças, no Museu do Café, além de um show de viola inédito, no Cine Teatro Padre José Zanelli.

A Semana será de 15 e 21 de maio e participam museus, instituições de memória e centros culturais de todo o País. O objetivo é mobilizar os museus e despertar a atenção das populações para a importância dessas instituições, que guardam a memória e a identidade de um povo.

De Ibiporã participam o Museu do Café e o Museu Histórico e de Artes (MHAI), mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

PROGRAMAÇÃO:

15/05 e 16/05/2023 (segunda e terça)

Visitação espontânea ao Museu do Café

Horários: 8h30 às 12h e das 13h às 16h30

Local: Complexo da Estação Ferroviária/ Museu do Café - Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 - Centro - CEP 86200-000 - Ibiporã PR

Endereço: Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 – Centro - Ibiporã

Realização: Museu do Café/ MHAI/ SMCT/ Prefeitura de Ibiporã

Atividade: Exibição de filmes com pioneiros e atendimento de grupos e visitas individuais aos espaços de exposição do Museu do Café.

17/05/2023 (quarta)

Aulão de música instrumental (concerto didático) para alunos da rede municipal

Horários: 9h às 10h30 (duas turmas) e das 13h30 às 15h (duas turmas)

Local: Complexo da Estação Ferroviária/ Museu do Café

Endereço: Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 - Centro - Ibiporã

Aberto ao público

Público convidado: alunos da rede municipal de Ibiporã (4º ou 5º ano de Ensino Funamental)

Realização: Secretaria de Cultura e Turismo/ CEFAC/ Museu do Café/ MHAI/ Prefeitura de Ibiporã

Atividade: Demonstração, para os alunos, de como estão as aulas do projeto “Música e Desenvolvimento”, da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), realizadas nas casas históricas da Estação, ao lado do Museu do Café, e coordenado pelo professor Jonas Aguiar. A proposta é um aulão mostrando a eles os novos instrumentos de sopro e de cordas adquiridos pela administração municipal, que visam formar futuramente uma banda de música de Ibiporã, composta por alunos e professores da SMCT. O projeto “Música e Desenvolvimento” conta com os seguintes cursos gratuitos de instrumentos: violino, violoncelo, viola, clarinete, flauta doce, saxofone, bombardino, tuba, trombone e trompete, além do curso de canto livre, todos ministrados no complexo do Museu do Café.

19/05/2023 (sexta)

Show “A viola e o tempo”

Horário: às 19h30

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli

Endereço: Av. Dom Pedro II, 368 – Ibiporã/ PR

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Direção: Heron Lombardi Mattos (Curitiba)

Realização: Ministério da Cultura/ Lei de Incentivo à Cultura

Apoio: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ MHAI

Atividade: Com projeto aprovado pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), os músicos e atores do grupo (de Curitiba e Londrina) fazem neste espetáculo uma viagem pela história, tratando deste instrumento de origem portuguesa que no Brasil se tornou referência da música caipira. O projeto, inicialmente previsto para 20 municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, visa valorizar e incentivar a descoberta de talentos nas áreas de música Instrumental, bem como o fomento à divulgação da música caipira e do cancioneiro brasileiro. Entre os objetivos está “fomentar o estímulo da preservação de valores musicais da sociedade, possibilitando, por exemplo, o acesso de estudantes de escolas públicas às ações do projeto, por meio da entrada gratuita aos espetáculos”. Mais detalhes em: https://www.instagram.com/aviolaeotempo/

PORQUE EXISTE A SEMANA DE MUSEUS?

Segundo definição oficial do Conselho Internacional de Museus (ICOM): “O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite”.

Trocando em miúdos, de forma breve e em bom português, museu é um espaço que preserva história, memória, cultura e tudo mais que envolve nosso passado; ajuda no entendimento do presente e também auxilia a moldar o futuro. Está em igual grau de importância das bibliotecas, salas de aula, e espaços de educação.

Bem sabemos que existem museus em todo lugar, tanto nas capitais quanto nas cidades do interior. Buscando promover e divulgar os museus de todo país, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) elabora muitas ações, dentre as quais está a Semana Nacional de Museus (SNM). Entre vários propósitos, a semana se presta a mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações, em torno de um mesmo assunto, ou seja, apresentar o mesmo tema em vários museus ao mesmo tempo para trazer visibilidade a estas instituições.

Essa visibilidade faz com que as pessoas notem, se interessem, visitem e participem mais da vida dos museus e, de alguma forma, levem os museus para dentro de suas rotinas.