Casa de Artes receberá 35 turmas de escolas de Ibiporã em agosto e setembro

Publicado em: 03/08/2022 15:19 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / SMCT / PMI

Casa de Artes receberá 35 turmas de escolas de Ibiporã em agosto e setembro

Na foto, alunos da Escola Mun. Mário de Menezes

Equipe de Museus da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã atenderá mais de 800 alunos em visitas guiadas à Casa de Artes e ao Museu do Café, de 3 de agosto a 9 de setembro

Agosto é o mês dedicado à memória de Henrique de Aragão. Ele nasceu dia 1º de agosto de 1931, em Campina Grande (PB) e faleceu em Ibiporã a 25 de agosto de 2015, deixando um legado inestimável para as artes do Brasil e do mundo.

Em razão de sua importância para o Município e com o objetivo de tonar o seu trabalho conhecido para as novas gerações, a administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e sua Área de Museus, começou a receber nesta quarta (3 de agosto) cerca de 800 alunos de escolas municipais e estaduais de Ibiporã que visitarão a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI até o dia 9 de setembro – ação em parceria com a Coordenação de Artes da Secretaria Municipal de Educação. A Casa foi o local onde Henrique viveu e trabalhou por quase 50 anos e hoje é mantida pelo Município, por meio da SMCT e da Fundação Cultural.

Da rede municipal, virão 29 turmas, todas do 5º Ano (alunos de 10 a 11 anos), por meio de uma ação em parceria com a Coordenação de Artes da Secretaria Municipal de Educação (SME). Da rede municipal também virá o CMEI Bárbara Machado, que solicitou visita no período. E da rede estadual, alunos do Ensino Fundamental e Médio do programa “Mais Aprendizagem” dos Colégios Estaduais Olavo Bilac e Basílio de Lucca, com o professor de Arte, Wander Lourenço. Além da Casa de Artes, algumas turmas visitarão também o Museu do Café.

As visitas serão guiadas por Jaime Kaster, coordenador da área de Museus da SMCT, com o apoio da servidora Cida Ribeiro, do Museu do Café. Os alunos e professores percorrem a área externa, onde há várias esculturas ao ar livre, depois assistem a um filme no qual Henrique fala sobre sua chegada a Ibiporã, na década de 1960, a Casa de Artes e algumas de suas obras espalhadas por Ibiporã.

Depois percorrem a galeria de arte, o teatro ao ar livre Eutália Aragão (onde se concentraram no passado aulas e apresentações de ballet, teatro e música) e finalizam no ateliê onde Henrique e outros artistas trabalharam com o ferro e outros metais, madeira, tintas e telas.

Sejam todos bem vindos!

Nas fotos, o 5º Ano da Escola Mário de Menezes, com a diretora Elizabeth Jandres e o prof. de Arte Mateus Henrique Virgílio.

* Lembramos que todas as visitas à Casa precisam ser agendadas previamente pelos telefones (43) 3178-0215 ou 3178-0216.

** Veja a relação de escolas e fotos na galeria abaixo ou em nossa página no Facebook: