Na próxima semana, entre os dias 21 e 26 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã abrirá a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e o Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368) para uma programação especial em memória aos dois anos da morte do artista plástico Henrique de Aragão. Ele viveu e trabalhou em Ibiporã por quase 50 anos (chegou na década de 1960 e faleceu em 25 de agosto de 2015), notabilizando-se como um dos maiores nomes do Brasil na arte sacra.
Para marcar a data e divulgar ao público o nome e as técnicas que o artista empregava, a Secretaria elaborou uma agenda especial de visitação à Casa de Artes, onde Henrique morou e que hoje é um espaço dos cursos de artes plásticas e de cerâmica da Secretaria Municipal de Cultura, ministrados pelas professoras Cida e Bárbara.
O PERCURSO DA VISITA COM OS ALUNOS INCLUIRÁ:
1. exibição de filme inédito sobre a vida e obra do artista, contada por ele mesmo, e a trajetória de criação da Casa de Artes em Ibiporã;
2. acompanhamento de oficinas de pintura em tela e escultura em concreto, conduzidas pelo secretário e artista plástico Agnaldo Adélio, com alunos do curso de Artes da Secretaria, que este mês estão aprendendo técnicas utilizadas por Henrique;
3. visita ao ateliê (oficina) onde o artista trabalhava;
4. bate-papo sobre as peças encenadas no Teatro Eutália Aragão (ao ar livre);
5. visita à casa de Henrique, onde fica o acervo de obras da Casa de Artes.
Já estão agendadas várias escolas públicas e particulares de Ibiporã (do ensino fundamental e médio) para a próxima semana. As de outros municípios que tiverem interesse podem agendar uma data posterior ligando para os telefones (43) 3178-0215/ 3178-0216.
ABERTURA AO PÚBLICO NO SÁBADO (26/8)
E no sábado (dia 26/8), a equipe da Secretaria de Cultura estará mobilizada para receber o público da região durante o dia todo, das 8 às 18 horas, para um bate-papo na Casa de Artes, visita ao acervo e ao ateliê do artista. As exibições do filme no Cine Teatro serão às 10h e às 15h. Grupos menores serão recebidos diretamente na Casa de Artes.