O Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) recebeu na semana passada uma preciosidade: a doação, por parte da fotógrafa Cidinha Rondem, do Foto Moderno (Rua Padre Vitoriano Valente), de um equipamento que pertenceu ao seu pai, o fotógrafo pioneiro de Ibiporã, Massatoshi Rondem. Trata-se de uma câmera fotográfica antiga, com suporte em ferro, fabricada no início do século XX, que Massatoshi utilizava para o seu trabalho de estúdio. A doação incluiu ainda um projetor de slides com maleta marca Fujica.
Massatoshi Rondem veio para Ibiporã com a família, instalando-se inicialmente na Água das Abóboras e percorria as fazendas produzindo fotografias das famílias. Mudou-se para a cidade por volta de 1950 e possuía um estúdio fotográfico na Avenida Paraná, próximo à Farmácia Central.
Por meio das fotografias que captou, muitas delas disponíveis no acervo fotográfico do Museu Histórico (MHAI), Massatoshi Rondem foi o principal documentador das transformações urbanas ocorridas em Ibiporã entre as décadas de 1950 e 1960. Quem relata isso são os pioneiros Ramon Lozam e Aparecida Peretti Pelisson, dois entrevistados do projeto audiovisual Contos e Causos - desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã de 2011 a 2016.
veja na GALERIA DE FOTOS abaixo:
- Fotos da exposição montada sobre a doação da máquina fotográfica ao Museu
- O fotógrafo Massatoshi Rondem,
- Cidinha Rondem no lançamento do DVD Book Contos e Causos Volume 8, no último dia 07/7, no Cine Teatro Padre José Zanelli
- E algumas fotos da época de Massatoshi, em Ibiporã