Secretário aborda acessibilidade em reunião no Cadevi

 

Publicado em: 17/04/2017 16:44

Whatsapp

 

Secretário aborda acessibilidade em reunião no Cadevi

Diretores e alunos presentes na reunião do Cadevi

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, participou no último dia 12 da primeira reunião do ano do Cadevi (Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã), na qual falou aos presentes sobre acessibilidade, devido à experiência acumulada de quatro anos na área, na condição de arquiteto e engenheiro de segurança no Sesi-PR. Entre os presentes estavam a presidente do Cadevi, Altema Araújo Pinholato, a pedagoga Terezinha de Jesus Costa Salvalagio, o secretário Luiz Carlos dos Santos, além de outros diretores, professores e alunos do Centro.

No período em que atuou como gestor de projetos do Sesi, em Curitiba, Agnaldo Adélio coordenou o projeto "Indústria Acessível", que desenvolveu entre 2011 e 2013 um software que avalia as condições de acessibilidade e as deficiências compatíveis com os postos de trabalho de uma fábrica. O principal objetivo é viabilizar e incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente da indústria.

Segundo o secretário, a inovação social é pouco trabalhada no segmento industrial. "Quando se fala em inovação industrial, a primeira referência é a área tecnológica. Mas a parte social também tem muito a desenvolver, quando o assunto é inovar".

A partir da integração das plataformas web e mobile, uma equipe multidisciplinar desenvolveu um sistema de análise e cruzamento de informações, que torna mais ágil o processo de identificação de postos de trabalho para deficientes e aponta as mudanças necessárias na empresa. "A consultoria de acessibilidade já era desenvolvida pelo Sesi, mas com o software, ficou mais ágil", explicou Agnaldo.

 


Imagens