Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participaram na última semana, de 16 a 18 de março, do Encontro Estadual de Gestores de Turismo, realizado em Curitiba e promovido pela Paraná Turismo. O evento teve como objetivos capacitar os gestores municipais, sugerir ações estratégicas na área, informá-los sobre metas do plano estadual Paraná Turístico 2026 e proporcionar a troca de experiências entre gestores e profissionais das 14 regiões turísticas do Estado.
Ibiporã compõe a Região Norte, com outros 21 municípios e é um dos 17 cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro 2016. A Região Norte, caracterizada pelo café, tem como instância de governança regional a Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná). Paralelamente à reunião de gestores, ocorreu o Encontro de Líderes Públicos e a 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, no espaço Expo Unimed.
O secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, que esteve acompanhado do jornalista da Secretaria, Jaime Kaster, destacou a importância da participação de Ibiporã para verificar de que forma os outros municípios estão divulgando seus atrativos e também para conhecer as diretrizes da Paraná Turismo e do Ministério do Turismo para o cadastramento de projetos, oferta de cursos gratuitos de capacitação na área do turismo e as exigências que os municípios terão que atender para obterem recursos.
Em relação a esses assuntos, tratou de projetos para busca de recursos com o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério, Adélio Rogério Antônio Cóser.
No mesmo evento, encontrou-se com o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, com a diretora técnica do órgão, Deise Bezerra, a chefe do Escritório Regional de Londrina, Sandra Camacho. À noite, na abertura do 23º Salão Paranaense de Turismo, o secretário encontrou-se com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que ao ouvir falar sobre Ibiporã, lembrou-se de imediato da obra de Henrique de Aragão. "Tenho ótimas lembranças dele e de Ibiporã e quando quiserem trazer uma exposição das obras do Henrique aqui para Curitiba, coloco a prefeitura inteiramente à disposição de Ibiporã para apoiar", disse Greca.