O Circuito das Capelas - Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã está percorrendo ao longo deste ano as 23 capelas espalhadas pela área rural e pelos bairros e terá eventos até o dia 12 de dezembro. Em outubro são quatro lançamentos, com celebração, filme, entrega dos livros e dos quatro documentários às comunidades e ao final, confraternização.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
A primeira capela de outubro foi a São Francisco de Assis, na Vila Semprebom, dia 4 de outubro, dia de São Francisco, com a presença do bispo do PIME, Dom Pedro Zilli, do prefeito José Maria e a primeira-dama Eliana, do padre Wagner Rodrigues (Matriz), secretários municipais e vários pioneiros da comunidade.
CAPELA DO ENGENHO DE FERRO
Esta semana são mais dois os eventos. O primeiro foi quarta-feira, 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida na Capela do Engenho de Ferro, dedicada à padroeira do Brasil. Teve procissão, missa com o padre Acir, filme e confraternização. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fez a entrega dos livros do projeto e em clima de festa a comunidade ofereceu uma partilha aos presentes.
SÃO GERALDO, NA VILA ESPERANÇA
E nesta sexta-feira, dia 14/10, a partir das 19h30, será a vez da Capela São Geraldo, na Vila Esperança (fotos). Venha conhecer a história dessa comunidade e do bairro. A comunidade pede que cada família leve um prato de salgado ou refrigerante para a partilha.
AS PRÓXIMAS ATÉ O DIA 12 DE DEZEMBRO
O projeto já foi lançado em 17 capelas e ainda restam seis para a finalização dessa fase de lançamentos: São Geraldo (Vila Esperança) neste dia 14/10; São Pedro de Alcântara (Jacutinga) dia 20/10; Santa Maria Crucifixa di Rosa (Jardim Pinheiro) dia 05/11; Paróquia N. Sra. das Graças (Kaluana) dia 26/11; N. Sra. da Esperança (Boa Esperança) dia 03/12; e N. Sra. de Guadalupe (Cj. Ant. Frederico) dia 12/12.
O Circuito das Capelas é uma iniciativa do Governo Municipal e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Museu Histórico e de Artes de Ibiporã e Fundação Cultural de Ibiporã.
Equipe de produção:
Julio Dutra - idealização
Jaime Kaster - coordenação e textos
Vradson Castro - edição audiovisual e arte
Larissa Mariano - fotos e entrevistas