Lançamento do Cinema 3D é domingo

 

Publicado em: 05/11/2015 11:24

Whatsapp

 

Lançamento do Cinema 3D é domingo

Painel com clássicos de Holywood

Lançamento do Cinema 3D é domingo

Neste domingo (dia 8 de nove,bro), às 20 horas, uma festa em frente ao Cine Teatro Padre José Zanelli marcará o lançamento do novo sistema de projeção em 3D do cinema de Ibiporã.

 

Com personagens de filmes no meio do público, exibições e painéis sobre a história do cinema e sobre as salas de cinema de Ibiporã desde 1940, além de trailers em 3D. Finalizando com show com a banda Jumpers, da cantora Maria Alice. Você é nosso convidado!  DOMINGO (dia 8), ÀS 20h

 

VEJA AS IMAGENS DA GALERIA ABAIXO. CLIQUE NA 1ª FOTO QUE APARECE P/ VER O ÁLBUM COMPLETO.

 

HISTÓRIA DO CINEMA EM IBIPORÃ

(Fontes: livro Compêndio Histórico de Ibiporã (2008) e entrevistas com pioneiros do projeto Contos e Causos - História Viva de Ibiporã.)


CINE REX - Década de 1940

Foi o 1º cinema de Ibiporã, de Alberto Spiacci, que teve como primeiro gerente o Sr. José Vazze. É do início da década de 1940. Não se se sabe o ano em que iniciou, nem há fotos dele no acervo do Museu Histórico. Ficava na Av. Sertanópolis (hoje Av. André Sert), esquina com a Rua Getúlio Vargas. Era uma sala de madeira e ali as pessoas assistiam filmes uma vez por semana. De acordo com a pioneira de Ibiporã, Vanda Davanzo Gnann, um dos responsáveis por este cinema era um senhor conhecido como Canuto.

 

CINE RADAR - 1946 a 1986

Proprietária: Empresa Caminhoto de Cinemas Ltda./ Av. Santos Dumont s/n - Fundado em 1946 - Cinema - 300 lugs. aprox. / Exibições diárias - Média anual: 351 sessões - 35.100 espectadores

 

Quando Alberto Spiacci se tornou Prefeito, o empresário Antônio Caminhoto instalou, em uma sala maior, na Avenida Santos Dumont (hoje Shopping Terra Bonita), o Cine Radar, cinema conhecido por toda uma geração, local que assistiu a grandes momentos da história de Ibiporã seja para projeção de filmes, reuniões sociais e políticas e posses de prefeitos.

O Cine Radar fazia parte da vida da cidade. Trazia, entre outros, filmes americanos, italianos, espanhóis, franceses e japoneses, muitos dos quais famosos até hoje. Também havia filmes nacionais, os mais assistidos eram os de Mazzaropi que, com sua graça e simplicidade, atraía muita gente ao cinema. Interessante era que, às quartas-feiras, a empresa de cinema Caminhoto oferecia filmes exclusivos à comunidade japonesa, o que ocorria também em outras cidades onde havia colônia nipônica.

O Cine Radar foi fechado em 1986

 

SALÃO PIO XII - Projeções de filmes com o Padre José Zanelli. Década de 1950

Na década de 50, ao lado da Igreja Matriz, havia um velho barracão de madeira onde o Pe. José Zanelli, jovem italiano que aqui chegara - em novembro de 1948 - cheio de sonhos, apresentava filmes e peças de teatro que eram escritas e dirigidas por ele, revelando muitos talentos e motivando o nascimento de uma cultura artística que envolve Ibiporã até os dias de hoje. O padre José Zanelli mantinha um cinema com apresentações dominicais principalmente para as crianças, que iam para a matinê ,no salão Pio XII, logo após o catecismo.

 

CINE TEATRO PADRE JOSÉ ZANELLI - de 1988 até hoje

Após dois anos de preparação e construção, foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1988 o complexo, com programações culturais que se estenderam até o final do mês seguinte (setembro/1988). O local foi batizado com o nome do padre José Zanelli. A homenagem foi assim decidida pela forte influência que Zanelli teve no incentivo às artes nos anos 50 e de quem, muitos Ibiporaenses presentes à solenidade de inauguração, inclusive o prefeito da época, Daniel Pelisson , se orgulhavam de ter sido seus discípulos desde a época em que eram coroinhas e jogavam futebol com o padre, passando pelas peças de teatro, pelo coral ou pela banda e as projeções de cinema. O primeiro filme exibido nesse cinema foi "Dirty Dancing" e o segundo, "Um robô em curto-circuito".