Será aberta nesta sexta-feira, 7 de agosto, às 20 horas, no saguão do Cine Teatro Padre José Zanelli, a exposição dos trabalhos do 1º semestre dos alunos do Curso de Cerâmica da Fundação Cultural de Ibiporã. As peças ficarão expostas no saguão durante este mês. O curso é gratuito e oferecido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural.
O secretário municipal de Cultura, Julio Dutra, informa que o curso de cerâmica foi retomado em 2005 e nesta administração também foi adquirido um forno para queima das peças dos alunos "que então conseguem entender todo o processo da execução das obras".
A intenção do atelier livre de cerâmica, diz ele, é também "descobrir e incentivar talentos" para a prática da cerâmica, seja ela artística ou para produções artesanais. "Já estamos, nas oficinas, criando peças que identificam Ibiporã e também a Rota do Café. São peças iconográficas com o tema café. A cerâmica também é tida como uma terapia que envolve concentração, técnica e criação. Os resultados estão sendo muito satisfatórios", afirma.
O tema da exposição no saguão é "Vasos Ornamentais". A professora é Maria Aparecida dos Santos (Cida) e o curso tem aulas nos períodos da manhã, tarde e noite.
PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO
"O conteúdo abordado nesse período foi a cerâmica, as técnicas de modelagem, arcordoamento (ou rolinho) e placas. O vaso ornamental é uma peça com finalidade de decoração, com várias formas. Pode ser utilizado para quartos, salas, recepções de hotéis, escolas ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas, varandas e jardins. Cumpre uma função ornamental, servindo também para armazenar flores", explica Cida.
A produção teve o emprego de imagens e referências pela internet, em busca de formas diferenciadas, como uma ferramenta metodológica. É uma maneira de apresentar aos alunos referências para as modelagens. A percepção multissensorial com a modelagem é uma das diferentes formas que estão diretamente relacionadas ao sentido tátil.
"Após a apresentação das técnicas partimos para a produção, secagem, acabamento e queima, finalizando com essa exposição, que tem o objetivo de verificar se de fato o conteúdo transmitido foi satisfatório", diz Cida. Ela agradece a todos os alunos e entidades: o CAPS Infantil e Adulto, a Escola de Formação e Cidadania da APMIF, o Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e os demais participantes.
GALERIA DE IMAGENS - CONFIRA FOTOS DOS ALUNOS PREPARANDO AS PEÇAS
CLIQUE NA 1ª FOTO e ABRA O ÁLBUM COMPLETO: