Nesta sexta-feira (17/4) pela manhã a apresentadora de TV Kitty Barros gravou um programa especial no nosso charmoso Museu do Café e entrevistou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, e as Irmâs Santiago, de Londrina, que lançarão as suas 'biojoias' no próximo dia 15/05, no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã. Confira a matéria:
Lançamento de 'biojoias' com o tema "café"
Será dia 15 de maio, às 20 horas, no saguão do Cine Teatro Padre José Zanelli
Ao tomar conhecimento de um projeto inovador de confecção de "biojoias" com grãos de café, elemento da identidade cultural e turística de Ibiporã na Rota do Café, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, convidou as Irmãs Santiago, de Londrina, para exporem seus trabalhos em um evento que acontece no próximo dia 15 de maio, em Ibiporã.
O lançamento será às 20 horas, no saguão do Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli, quando o público poderá ter contato com esse atrativo a mais para os turistas que visitam o Centro do Artesanato e procuram levar para casa algo marcante de sua passagem por Ibiporã.
As peças são criação de Liliane e Simone Santiago, artistas plásticas de Londrina que ficaram conhecidas por trabalharem com papel machê e agora partem para novos materiais identificados com a região. Simone é formada em Artes e responsável pela parte artística e o acabamento das peças. Já Liliane é designer, com habilitação em projeto de produtos responsáveis e faz a estruturação das peças.
"Assim como no Tocantins é muito famoso o artesanato e até mesmo as jóias e bijouterias com o capim dourado, porque não utilizarmos aqui o café, reforçando a nossa identidade do Norte do Paraná e a história do desenvolvimento desta cultura?", afirma Dutra. As irmãs Santiago estão desenvolvendo este produto que, com certeza, será um diferencial no nosso Centro do Artesanato. "Em breve os visitantes poderão levar para outros lugares semi-jóias e bijouterias com a beleza estética, a história e até mesmo com o aroma do grão", observa o secretário.
BIOJOIAS - De acordo com Liliane, as biojoias "são acessórios produzidos a partir de materiais orgânicos, como sementes, grãos, folhas, cordas e pedras, em conjunto com metais preciosos. São mais baratos que uma jóia tradicional, contudo têm tido crescente reconhecimento no país e fora dele, por imprimir em objetos de adorno características naturais de determinada região, com a devida preocupação de preservação e respeito ao meio ambiente."
A realização é do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Mais informações sobre os trabalhos com Simone ou Liliane pelo fone (43) 3321-4618 ou no blog www.blogirmassantiago.com.br