Visitas no Engenho de Ferro e Capela São Francisco

 

Publicado em: 21/10/2014 13:21

Whatsapp

 

Visitas no Engenho de Ferro e Capela São Francisco

Fernando Hoshi e Sebastião Andrelino, no Engenho d

A equipe do projeto 'Circuito das Capelas', trabalho de recuperação da memória de Ibiporã, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), esteve nos últimos dois finais de semana, dias 11, 12 e 19 de outubro, gravando imagens e depoimentos de pioneiros em quatro comunidades.

 

ENGENHO DE FERRO

 

No sábado, dia 11, na Capela do Engenho de Ferro houve a tradicional procissão com os cavaleiros, com um barco levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida e crianças representando os pescadores que encontraram a imagem no Rio Paraíba do Sul (SP), no século XVIII, e a participação da populaçã. Depois houve celebração, confraternização e entrevistas com moradores antigos, como Tomé Soares Neto, José Bonfim Ledo, Sebastião José Andrelino e Fernando Yoshiharu Hoshi.

 

SÃO FRANSCISCO DE ASSIS

 

De lá a equipe partiu para a Capela São Francisco de Assis, na Vila Semprebom, onde também era dia festivo e conversou com pioneiros e lideranças. No domingo, dia 12, houve a bênção dos animais por um frei franciscano, momento que é esperado todos os anos pelas crianças.

 

Também no dia 12 a equipe se dirigiu à Capela São Pedro de Alcântara, na Água do Jacutinga, e no domingo, dia 19, foi à Capela Bom Jesus de Pirapora, no Bom Pastor.

 

PRÓXIMAS VISITAS PREVISTAS: 

 

dia 25/10 (sáb.) - 19h30 - Capela N. Sra. Aparecida (Água dos Cágados)

 

dia 02/11 (dom.) - 10h - Capela N. Sra. de Fátima (Jardim John Kennedy)

 

dia 07/11 (sex.) - 10h - Capela Santa Paula Frassinetti (Jardim Santa Paula)

 

 

O PROJETO

 

Já gravamos e colhemos depoimentos nas seguintes localidades: Poço Bonito, Barra do Jacutinga, Água das Abóboras, Jardim Éden, Três Figueiras, Vila Esperança, Fazenda Santa Rosa, Jardim Pinheiro, Amâncio (Saltinho), Taquara do Reino, José Pires de Godoy, San Rafael, Engenho de Ferro, Jardim Semprebom, Jacutinga e Bom Pastor. No total, Ibiporã tem 23 capelas ativas.

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, idealizador do projeto, o resultado desse trabalho será um book contando a história das comunidades e filmes com imagens e relatos, além de um roteiro de visitação e agenda anual de festividades.

 

Veja FOTOS DESSAS ÚLTIMAS DUAS VISITAS na GALERIA abaixo.

Clique na foto que aparece para abrir o álbum completo.

 

Mais detalhes sobre o projeto acesse: http://fcibipora.com.br/projeto