Visita à capela Santa Cruz, no dia da Exaltação da Cruz

 

Publicado em: 19/09/2014 11:35

Whatsapp

 

Visita à capela Santa Cruz, no dia da Exaltação da Cruz

Procissão antecedeu a celebração

VEJA AS FOTOS ABAIXO

A equipe do Circuito das Capelas, um projeto de recuperação da memória de Ibiporã, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Museu Histórico e de Artes (MHAI), visitou mais uma comunidade no dia 13: a capela Santa Cruz, no Conjunto José Pires de Godoy.

 

O dia foi propício, já que o padre Paulo Alencar celebrou a festa da Exaltação da Santa Cruz, o próprio nome daquela comunidade. Foi a primeira missa celebrada no barracão da futura igreja.

 

O bairro existe há mais de 30 anos (foi fundado em 1981), mas ainda não tinha a sua capela. Por muito tempo as missas foram celebradas na Creche Cantinho Feliz e depois no centro comunitário do bairro. Nos últimos anos passaram a ser rezadas nas casas.

 

Porém, essa realidade está prestes a mudar. Em 2010 a Matriz auxiliou na compra de dois terrenos para a futura capela e este ano foram levantadas as vigas e o barracão está coberto. Há poucos meses foram concluídas as primeiras salas de catequese no fundo do terreno. Agora a comunidade se movimenta para a construção, que poderá levar alguns anos.

 

Neste dia 13, a equipe do Circuito das Capelas registrou imagens e gravou com os seguintes pioneiros da comunidade: Aparecida Ceranto Pauletti, Orelino Pródomo, Armando Longhi (da atual diretoria e da comissão de construção) e José de Souza. Agradecemos ainda a outros representantes atuais da capela, como Uberman Lima, Renato e Cleverson, pelas informações prestadas, que contribuirão para o nosso levantamento.

 

PRÓXIMAS VISITAS

A próxima visita será no dia 28/9, um domingo, às 8h, na Paróquia São Rafael, quando haverá a procissão do padroeiro e missa com o padre Giovanni Pontarolo.

 

Depois, no dia 5 de outubro, às 10h, encontro com pioneiros, na Capela Nossa Senhora de Fátima (Jardim John Kennedy) e missa com o padre André Luis de Oliveira.

 

O PROJETO

 

Já estivemos gravando e colhendo depoimentos nas seguintes localidades: Poço Bonito, Barra do Jacutinga, Água das Abóboras, Jd. Éden, Três Figueiras, Vila Esperança, Jd. Pinheiro, Amâncio (Saltinho), Taquara do Reino e José Pires de Godoy. No total, Ibiporã tem 23 capelas ativas.

 

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, idealizador do projeto, o resultado desse trabalho será um book contando a história das comunidades e filmes com belas imagens e relatos, além de um roteiro de visitação e agenda anual de atividades e festividades - a serem lançados no final de 2015.

 

texto: Jaime Kaster - responsável pelo projeto

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Curta a nossa página Facebook para receber as atualizações:

 https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora 

 

FOTOS DA VISITA - CLIQUE NA GALERIA ABAIXO E DEPOIS NA 1ª FOTO P/ ABRIR O ÁLBUM COMPLETO