Irmãos de Sangue - veja matéria da Folha

 

Publicado em: 27/08/2014 11:15

Whatsapp

 

Irmãos de Sangue - veja matéria da Folha

Atores da peça

 

Folha de Londrina, 27/08/2014 - Folha 2

 

FILO 2014 - Conflitos familiares em cena

Espetáculo 'Irmãos de Sangue', da Compagnie Dos à Deux (Brasil e França), aposta no teatro gestual para falar de tema universal

 

Com grandes chances de ser considerado o melhor espetáculo da programação da 46ª edição do Festival Internacional de Londrina (Filo), o espetáculo "Irmãos de Sangue" será apresentado hoje e amanhã, às 20h30, no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã. Criação da Compagnie Dos à Deux (Brasil/França), a montagem estreou no ano passado em Paris. Em janeiro de 2015 começa turnê europeia. 

Apostando no teatro gestual para falar de conflitos familiares, a montagem surgiu de uma pesquisa dramatúrgica sobre a fraternidade. "De certa forma, os temas relacionadas ao núcleo interno da família sempre fizeram parte das nossas encenações, como o incesto, crise de identidade, a imigração. Desta vez, o nosso interesse foi em torno da fraternidade e da complexidade das relações entre pessoas da mesma família", afirma o ator e diretor Artur Ribeiro. O elenco é composto por Raquel Iantas, Daniel Leuback, André Curti e Artur Ribeiro. 

O mote inicial parte do reencontro de dois irmãos, que não se viam há anos, no enterro do pai. A partir disso, contando com o "abismo da memória", vai se desenrolando uma série de fatos que marcaram a vida daquela família, composta também por uma mãe e um irmão mais novo. Tudo isso por meio de gestos, com uma cenografia que também investe em bonecos, objetos cênicos e iluminação especial. "Nossos espetáculos tendem ao onírico; algo entre o sonho e a realidade; o sonho e o pesadelo", cita Ribeiro. 

"No decorrer da história, um segredo vem à tona, que na verdade é o que ocasionou o afastamento dos dois irmãos. Chamamos a atenção sobre as diferenças de percepção, do quanto um mesmo fato pode ter consequências diferentes, das complexidade das relações e de que certas situações simplesmente não cicatrizam", adianta o diretor. 

Com 16 anos de atividade, a companhia - criada na França pelos atores/diretores André Curti e Artur Ribeiro - há quatro anos também está sediada no Rio de Janeiro. Com nove espetáculos em seu premiado repertório, com mais de 1,5 mil apresentações realizadas em 50 países, a companhia concorre atualmente a oito prêmios por "Irmãos de Sangue" (Prêmio Shell de Teatro - direção, ator, cenário e iluminação - e Prêmio CESGRANRIO de Teatro - espetáculo, direção, cenografia e iluminação). 

SERVIÇO
"Irmãos de Sangue", da Compagnie Dos à Deux (Brasil e França)
Quando - Hoje e amanhã, às 20h30
Onde - Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Pedro II, 368), em Ibiporã
Quanto - R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada)
Pontos de venda - Bilheteria do Filo (R. Mato Grosso, 310 - Royal Plaza Shopping), das 10h às 22h (segunda a sábado) e das 11h às 20h (domingos e feriados), no Cine Teatro Padre José Zanelli e pelo site www.diskingressos.com.br
Classificação - 16 anos
Duração - 1h30

Ana Paula Nascimento
Reportagem Local