Nesta quarta (dia 13 de agosto) estivemos com a equipe da Fundação Cultural e do projeto Circuito das Capelas de Ibiporã na festa da padroeira Nossa Senhora da Consolação, na Capela da Água do Amâncio, região também conhecida como Saltinho, próxima ao Rio Tibagi.
A capela estava cheia, com muitos pioneiros, ex-presidentes da comunidade, seus filhos e colaboradores. Houve homenagens às famílias tradicionais e uma festa ao final da celebração. Obrigado, sra, Marisa Zambadi Frederico, pela acolhida, pela organização do evento e por trazer esses pioneiros para que pudéssemos entrevistar.
Conversamos com os srs.:
Basilides Basso Pinto (da primeira diretoria da capela, fundada em 1958)
Helena Bíscaro Pinto (foi a professora da comunidade por 20 anos, na Escolinha Rural Pe. Vicente Mariani e morou 30 anos na casa da escola, que fica no pátio da igreja)
Getúlio Frederico
Lucia Grana Frederico
Francisco Zambaldi
Antônio Cassemiro Zambaldi
Mercedes Rando Zambaldi
Maria Helena Barbieri
Márcio Moisés Barbieri
Fernando Otávio da Mota
Marisa Zambaldi Frederico (catequista)
Hélio Frederico
Maria Tereza Zambaldi Fernandes
Zelindo Fernandes
Julia da Silva Marquezett
Flora Duarte
Carlos Roberto (Robertinho)
A próxima visita é nesta quinta-feira, dia 14/8, às 19h, na Capela São José, na Taquara do Reino. NÃO será mais no sábado (dia 16). A direção da capela mudou a data para hoje (14/8).
Equipe do projeto: Jaime Kaster (jornalista)/ Larissa Mariano (estagiária)/ Julio Dutra (secretário municipal e idealizador do projeto)/ Midiã Olak (pesquisa e apoio), Vradson Castro e Roberto Carvalho (cinegrafistas). Estivemos lá com Mara e Cidinha, da Fundação Cultural e a Marlene Zuchelli (condutora de turismo).