Escola de Dança de Ibiporã se apresentará pelo Circuito Cultural Sesi Regional

Publicado em: 18/07/2014 14:22

A Escola Municipal de Ballet, um dos orgulhos de Ibiporã, mantida 100% pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural, está ficando cada vez mais conhecida.

Depois de faturar 21 prêmios em festivais pelo Paraná e interior de São Paulo, somente nos meses de maio e junho, a escola irá itinerar com um de seus espetáculos por quatro cidades do Norte do Estado, integrando o Circuito Cultural SESI Regional.

O grupo de 20 bailarinos irá apresentar o espetáculo "Dança que Dança" (composto pela suíte Dom Quixote e trechos de coreografia flamenca). As apresentações serão em Apucarana (no dia 8 de agosto), Rolândia (dia 28/8) e Bandeirantes (dia 29/8), sempre a partir das 19h30, e também em Santo Antonio da Platina (dia 19/8), às 20h. Os espetáculos são gratuitos em todas as cidades.

INVESTIMENTO

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Julio Dutra, ressalta que essa projeção é resultado de um longo trabalho, iniciado em 1989, quando a Prefeitura decidiu criar a Escola Municipal de Ballet e é fruto do investimento permanente do poder público ao longo desses anos.

"Tivemos a revelação de grandes talentos e o governo municipal, na pessoa do prefeito José Maria e da vice Sandra, continuam investindo grandes recursos na nossa escola, que atende gratuitamente cerca de 150 alunos. Da mesma forma mantém os outros cursos e projetos que são oferecidos gratuitamente à nossa população pela Secretaria. São mais de 1.000 alunos que anualmente têm contato com a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, a cerâmica e que conhecem e valorizam a nossa história por meio do trabalho que é desenvolvido nos nossos museus. Essa é uma forma de se democratizar o acesso à cultura para se formar cidadãos", salienta Dutra.

E é um trabalho raro no Paraná. A diretora da Escola de Ballet, Leila Assis, relata, com base nos festivais em que o grupo participa, que a escola de Ibiporã é a única de nível elevado mantida pelo poder público municipal, e ainda assim consegue desbancar muitas concorrentes, a maioria delas particulares.

PREMIAÇÕES

Entre os festivais recentes, destacam-se sete prêmios que a escola de Ibiporã ganhou em Paranavaí (de 4 a 7 de maio), outros sete em Loanda (dia 26 de junho) e mais sete no Festival de Dança de Presidente Prudente (29 e 30 de junho), com destaque individual para o aluno Eduardo Avila.

E após a "turnê" pelo Circuito Cultural do SESI, o grupo já aprontará as malas para representar o Município de Ibiporã no Festival de Dança do Mercosul, de 4 e 7 de setembro, em Puerto Iguazú, na Argentina.

Confira as fotos, clicando na galeria abaixo!

Leia mais sobre a escola e veja fotos no site da Fundação Cultural: http://www.fcibipora.com.br/curso