Festa de São João Batista

Publicado em: 26/06/2014 12:13

Festa de São João Batista

Comunidade da Barra do Jacutinga

A equipe do projeto Circuito das Capelas, de recuperação da memória e da história de Ibiporã, esteve na noite de 25 de junho, na Capela da Barra do Jacutinga, próxima ao Rio Tibagi, para a celebração e festa de São João Batista, o padroeiro daquela comunidade. Festas que buscam manter vivas as tradições e a cultura de um povo.

A equipe registrou e tomou depoimentos de moradores e pioneiros daquela localidade, como fará com as demais capelas rurais e urbanas do município. O projeto enfatiza a necessidade de se resgatar e divulgar a história das famílias e das comunidades que ajudaram a formar Ibiporã.

Após a celebração, houve festa comunitária e conversamos com pioneiros e pessoas que hoje estão se dedicando à comunidade:

- Sr. Paulo Caus

- Sra. Maria Sartori

- Sra. Aparecia Sônia Pozenato

- Sr. José Maria Campos

- Padre Paulo Alencar

Durante a homilia, o Pe. Paulo Alencar, vigário da Matriz, destacou a importância de se valorizar a história dos antepassados e elogiou o trabalho de recuperação da memória das comunidades de Ibiporã  que vem sendo feito pelo Governo Municipal, através do projeto Circuito das Capelas, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

E enfatizou a fé a determinação que moviam os pioneiros : "Os homens e mulheres que desbravaram essa região e aqui construíram essa capela e formaram a comunidade, não desbravaram apenas com facões e picaretas, mas acima de tudo com a sua fé. A fé de construir uma nova vida nesta Terra Bonita, que é Ibiporã", afirmou Pe. Paulo.

VEJA FOTOS NA GALERIA ABAIXO:  Clique na 1ª foto para abrir o álbum: